Nas últimas horas, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou um relatório onde é possível ver a evolução da produção de automóveis no nosso país. Os dados relativos ao mês de janeiro de 2025 mostram uma clara desaceleração.
Menos ligeiros de passageiros, menos ligeiros de mercadorias e menos pesados
Face a 2024, o documento emitido pela ACAP permite-nos comprovar que a produção automóvel caiu significativamente. Se olharmos para os automóveis ligeiros de passageiros, os dados indicam que se produziram 17 562 unidades: menos 26,5% do que no ano passado.
A descida é menos acentuada, quando olhamos para os ligeiros de mercadorias. Em janeiro de 2025, houve uma queda de 2,3% em relação ao mesmo mês do ano transato. Em valores reais, isso representa uma produção de 5617 veículos.
Os veículos pesados, por sua vez, são a parcela menos significativa em termos de número. Foram produzidos “apenas” 394 automóveis, o que simboliza uma queda de 9,4%, se olharmos para os números de 2024.
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Feitas as contas gerais, os dados refletem uma descida global na ordem dos 21,7%, de janeiro de 2025 para janeiro de 2024.
O destino dos carros fabricados em Portugal
As informações da ACAP possibilitam ainda entender o destino dos carros fabricados em Portugal. Se olharmos para janeiro de 2025, a mesma fonte de informação avança que 97,4% dos veículos foram exportados para o estrangeiro. Ou seja, 2,6% permaneceram no mercado interno.
Sem surpresas, a esmagadora maioria dos carros exportados por Portugal vão para países da Europa (87,3%). Os países ou regiões do “velho continente” para onde Portugal envia mais carros são Alemanha, Itália, Reino Unido e França.
Tal como a 4gnews tem vindo a noticiar, o mercado português automóvel tem vindo a ser cada vez mais marcado pela entrada de marcas chinesas. Só nos últimos dias, houve registo do GAC Motor e da Farizon, que estão a chegar a Portugal.