Data de apresentação dos processadores "Pinecone" da Xiaomi revelada!

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 1 min.

Existem poucas fabricantes de equipamentos móveis que se possam orgulhar de terem os seus processadores, ou SoC (System on the Chip). Na sua constituição, o SoC, para além do CPU ainda contém a unidade gráfica, o GPU, a memória RAM, o controlador USB, circuitos que gerem a energia, e as antenas (WiFi, 3G, 4G, LTE, etc.).

Vê também: anteriormente escrevemos acerca do lançamento destes processadores com a estreia do Xiaomi Mi5c.

Em meados de 2015 o vice presidente da fabricante de processadores Leadcore anunciou uma parceria com a Xiaomi, no sentido de os ajudar a desenvolver os seus produtos. Mais uma startup que integra a lista de empresas que a Xiaomi ajuda a desenvolver.

Foi revelada a data de apresentação destes processadores. É um marco importante, pois a Xiaomi passa a ser a segunda fabricante chinesa a poder orgulhar-se de ter os seus próprios processadores, a par da Huawei.

O evento decorrerá a 28 de Fevereiro. Em paralelo decorre em Barcelona a Mobile World Congress de 27 de Fevereiro a 2 de Março. Ainda não há confirmação se a Xiaomi fará presença ou não neste evento de importância para a tecnologia móvel. No entanto, era interessante se o novo Xiaomi Mi6 ou até mesmo Xiaomi Mi5c fossem revelados nessa data.

Pode a Mediatek estar em risco?

Quem se vai ressentir com esta decisão é a Mediatek. A fabricante de processadores viu se obrigada a reduzir para metade a produção do seu chip o Helio X30.

Até aqui vimos que a política da Xiaomi era de usar estes processadores na sua linha Redmi. A performance nunca ficou afectada, pois quem usa estes equipamentos sabe bem o que pode contar. Só que a nível de custos para a gigante chinesa, bem. Se tudo tivesse a correr pelo melhor, certamente a Xiaomi não iria investir em tecnologia caseira.

Outros assuntos relevantes:

SMASHY CITY: Como é que consegues ser tão viciante?

Porque não pretendo abrir a carteira para o Samsung Galaxy S8

iPhone com carregamento sem fios só em 2018 segundo a JPMorgan