Problemas da Huawei dão uma oportunidade de ouro à Xiaomi

Filipe Alves
Comentar

Podemos admitir que a Huawei não está nos melhores momentos da sua história. Contudo, os azares de uns são a fortuna de outros. O interesse da Huawei tem vindo a baixar e quem tem ganho com isso é a Xiaomi e a Samsung.

A Samsung já há muito que lidera as vendas de smartphones no mundo, algo que a Huawei queria ultrapassar já no próximo ano. Sinceramente, ninguém previa esta ação de Donald Trump. Depois da decisão que as empresas americanas não podem negociar com a Huawei, esta conquista do primeiro lugar pode muito possivelmente ser adiada.

Xiaomi Mi 9

Xiaomi tem uma oportunidade de ouro pelo seu portfólio

Por muito que se queira diferenciar a ideologia da Huawei e da Xiaomi, as empresas não são assim tão diferentes. Pelo menos no que toca aos seus produtos tecnológicos. Não vamos falar de infraestruturas porque aí a Huawei ganha em muita força.

A Xiaomi, que vai abrir a sua primeira loja oficial em Portugal já no dia 1 de junho, tem tudo para nos dar aquilo que a Huawei oferece até ao momento. Ou seja, a Huawei vencia em Portugal por nos dar vários terminais de gama de entrada e gama média. O mesmo faz a Xiaomi. Olhemos para ambos os portfólios das marcas nos últimos anos para produtos de consumo.

Produtos de foco pela Huawei

  • Smartphones de entrada - Procura alta 🔥
  • Smartphone gama média - Procura alta 🔥
  • Smartphones gama alta - Procura mediana
  • Computadores - Procura baixa
  • Tablets - Procura baixa
  • Smartwatches e wearables - Procura mediana
  • Gadgets inteligentes para a casa - Pouco existem

Produtos de foco pela Xiaomi

  • Smartphones de entrada - Procura alta 🔥
  • Smartphone gama média - Procura alta 🔥
  • Smartphones gama alta - Procura considerável
  • Computadores - Procura mediana
  • Tablets - Procura baixa
  • Smartwatches e wearables - Procura alta 🔥
  • Gadgets inteligentes para a casa - Procura alta 🔥

Xiaomi tem uma vantagem face a Huawei

O facto da Xiaomi não querer cobrar aos seus utilizadores mais de 5% (em lucro) faz com que os preços dos produtos da Xiaomi sejam consideravelmente mais baixos que a concorrência. Exemplo disso mesmo é o topo de gama Xiaomi Mi 9. O smartphone conta com tudo aquilo que vemos num smartphone de 900€ por 370€. Melhor? Impossível!

O aumento de procura de produtos Xiaomi e Samsung

De acordo com um website de comparação de preços britânico (PriceSpy), com mais de 14 milhões de visitas mensais, este desaire da Huawei fez com que a Xiaomi crescesse na procura com mais 19% de pesquisas sobre os seus produtos. Consequentemente a Samsung e Apple também cresceram. Aliás, chegamos a olhar para este relatório de forma atenta neste artigo.

Em Portugal não há dados mas há preocupação

Em Portugal não temos dados concretos se a procura da Huawei está a baixar ou não. Porém, posso-te afirmar que a preocupação é real.

Pessoas que sabem o que faço para na minha profissão, começam com esta questão assim que se traz tecnologia à conversa. A Huawei domina o mercado português a par da Samsung e claro que as pessoas ouvem pequenos histórias das notícias que normalmente não abordam os assuntos ao pormenor.

Ou seja, se és daqueles que ainda não percebe perfeitamente o que se passa, dá uma vista de olhos neste artigo. Um resumo perfeito daquilo que se está a passar com a Huawei e com o impedimento de negociar com as empresas americanas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.