Quando chegar ao mercado, ainda este ano, o primeiro Range Rover elétrico terá uma lista de pré-encomendas à volta das 50 mil unidades.
A informação foi divulgada pelo próprio Grupo JLR (Jaguar Land Rover), que confirma a sua aposta no mercado dos SUV de luxo elétrico na sequência do ‘sucesso’ que está a registar com os seus modelos híbridos plug-in.
A empresa refere que nos últimos seis meses a procura global de veículos híbridos das suas marcas aumentou 29% face ao ano anterior, com a marca Range Rover a registar um crescimento de 47%. As vendas do Defender híbrido plug‑in cresceram 23%.
Estas razões levaram o Grupo JLR a reforçar a sua anunciada aposta nos SUV elétricos de luxo, com destaque para a Range Rover, que até 2026 deverá receber três modelos.
Plataforma inovadora com 'tradição’ Range Rover
O comunicado do Grupo não inclui detalhes sobre o novo SUV Range Rover elétrico, mas informações do Digital Trends referem que o primeiro modelo estará baseado na plataforma elétrica de 800-volts, já utilizado no Porsche Taycan e Hyundai Ionic5, por exemplo.
Esta plataforma modular, embora não garanta uma autonomia surpreendente aos SUV elétricos, permite um carregamento mais rápido das baterias, na ordem dos 80% da capacidade em 18 minutos.
Um dos exemplos da ‘tradição’ Range Rover que o novo SUV elétrico irá manter será a sua capacidade de resistir a uma profundidade de água de até cerca de 90 centímetros. Apesar de elétrico e de luxo, o Grupo JLR parece querer manter algumas das capacidades ‘off-road’ que definiram os seus modelos ao longo de décadas.
Além do primeiro Range Rover Electric, o Digital Trends indica também que o fabricante deverá lançar em 2025 uma versão elétrica do Range Rover Sport, baseado na mesma plataforma.
Para 2026 a JLR está a contar lançar um terceiro SUV Range Rover, mais pequeno, já baseado na plataforma EMA (Electrified Modular Architecture), a nova plataforma modular do grupo Jaguar Land Rover para os seus veículos elétricos, já com sistema elétrico de 800 volts.