"Primeiro supercarro elétrico será da McLaren" - CEO marca posição

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Enquanto muitos fabricantes de automóveis elétricos procuram desenhar carros cada vez mais autónomos, equipados e acessíveis ao grande público, os responsáveis pelos chamados supercarros têm outras disputas em agenda.

Michael Leiters, CEO da McLaren, acaba de afirmar que o primeiro supercarro elétrico do mercado será desenvolvido e fabricado por esta marca, defendendo mesmo que ‘se não formos capazes de fazer, ninguém mais será capaz’.

Em declarações à revista Road & Track, o responsável máximo da McLaren revelou que a empresa está já a trabalhar intensivamente num ‘motopropulsor puramente elétrico’. Para já a empresa integra no seu catálogo o Artura, o seu primeiro Supercarro Híbrido.

McLaren Artura
O Artura marca a primeira incursão da McLaren nos Supercarros Híbridos e antecede a chegada do prometido ‘motopropulsor puramente elétrico'.
Imagem: McLaren

O que define um Supercarro EV?

A ideia de um supercarro elétrico está longe de ser nova e há mesmo propostas que se assumem como pioneiras. O Lotus Evija e o Rivac Nevera são, provavelmente, os mais mediáticos nesta categoria, mas Michael Leiters começa por colocar em causa o próprio conceito de Supercarro EV.

Para o todo-poderoso da McLaren, a sua definição de supercarro está também associada ao peso do veículo e não apenas à velocidade: ‘um supercarro que pesa mais de duas toneladas não é um supercarro’ - defende.

‘É fácil ter uma saída de potência melhor para aumentar o desempenho. Isto é desempenho longitudinal, se preferir. Aceleração. Mas a questão mais importante é, qual o desempenho lateral?” - questionou Leiters à Road & Track.

A partir desta ideia, a proposta da McLaren focar-se-á tanto na velocidade como no peso, de forma a distribuir o mesmo para permitir mais consistência na velocidade de ponta, em retas e nas curvas.

O projeto da a McLaren está ainda numa fase inicial, sem detalhes que possam aguçar o apetite dos fãs da marca, mas a definição de Michael Leiters sobre o prometido Supercarro EV dá uma ajuda: ‘se conseguires construir um produto realmente envolvente e emocional, ele pode funcionar’.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.