Primeiro smartwatch Meta foi revelado após mudança de nome de Facebook

Mónica Marques
Mónica Marques
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Depois dos rumores, Mark Zuckenberg anunciou oficialmente que a empresa Facebook chama-se agora Meta Platforms.

E logo após o anúncio foi revelado o novo smartwatch Meta que poderá ser um dos primeiros equipamentos lançados pela nova, ou digamos remodelada, empresa.

Primeiro smartwatch Meta pode incluir uma câmara frontal

Ao que tudo indica, a Meta Platforms, anteriormente conhecida por Facebook, está a desenvolver um novo smartwatch que se caracteriza pelo ecrã redondo e uma câmara frontal.

O equipamento foi revelado por Steve Moser, um produtor de aplicações, e divulgada pela agência de notícias Bloomberg. Moser afirma que detetou a imagem do smartwatch Meta numa aplicação de controlo para os óculos inteligentes que a antiga Facebook lançou em parceria com a Ray-Ban.

De acordo com as informações avançadas, o smartwatch Meta está equipado com uma bracelete amovível e uma câmara frontal. A confirmar-se esta última especificação, o smartatch pode permitir a realização de videoconferência, o que desde logo o vai diferenciar dos modelos concorrentes da Apple e Samsung.

Segundo uma fonte ligada ao projeto, a Meta Platforms pretende lançar o seu primeiro smartwatch em 2022 e está atualmente a trabalhar em três gerações diferentes do equipamento que serão lançadas em três prazos distintos.

O facto de o equipamento ter sido detetado numa aplicação dos óculos inteligentes da Facebook sugere que o smartwatch Meta pode oferecer compatibilidade com equipamentos Android e com o iPhone; até porque os Facebook View funcionam com os sistema operativos iOS e Android.

Facebook é agora Meta Platforms e tem como foco de trabalho o metaverso

A revelação do primeiro smartwatch da Meta surge logo após o anúncio oficial de que a empresa anteriormente conhecida por Facebook chama-se agora Meta Platforms. Num conferência de imprensa virtual, Mark Zuckerberg explicou que o novo nome reflete o foco de trabalho da empresa no ecossistema Metaverso e que a rede social irá manter o nome de Facebook.

"Neste momento, a nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos a fazer", esclarece Zuckerberg a propósito da mudança de nome.

A Meta Platforms está a focar-se na tecnologia de Realidade Aumentada e Virtual e afirma que a nova marca vai reunir todos os novos equipamentos Metaverso. Muitos analistas internacionais avançam que a mudança de nome poderá também estar relacionada com as recentes polémicas em que o Facebook se viu envolvido. A estratégia poderá ser afastar a nova área de negócio de polémicas e críticas antigas.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt