Primeiro smartphone com câmara debaixo do ecrã é um desastre, segundo a DxOMark​​​​​​​

Bruno Coelho
Comentar

Pela primeira vez em 2020 foi lançado um smartphone com a câmara frontal debaixo do ecrã. O ZTE Axon 20 5G cometeu a ousadia de ser o primeiro a oferecer essa opção, mas os resultados confirmam-se desastrosos.

A sua passagem nos testes da DxoMark confirma o que várias análises já faziam adivinhar. Embora seja uma proposta que permite um aproveitamento de ecrã louvável, a qualidade das suas fotografias e vídeos deixa muito a desejar.

ZTE Axon 20 5G: câmara frontal debaixo do ecrã tem segunda pior classificação de sempre na DxOMArk

Como podes ver no gráfico abaixo, o Axon 20 5G amealha uma pontuação verdadeiramente desastrosa de 26 pontos. Esta combina apenas 10 pontos na fotografia e 51 no vídeo. Está muito abaixo de smartphones que competem na sua faixa de preço (449 €) e é a segunda pior classificação de sempre neste barómetro.

Pontuação do ZTE Axon 20 5G na DxOMark
Pontuação do ZTE Axon 20 5G na DxOMark

“O único smartphone atrás na nossa base de dados de câmaras frontais é o Intex Aqua Selfie, um equipamento barato de 2019 lançado no mercado indiano”, refere a DxOMark. E a seguir ao Axon 20 5G, as pontuações praticamente dobram.

Mas afinal o que tem de tão mau esta câmara debaixo do ecrã? A lista é longa, mas os tons de peles não são naturais e existe muito ruído tanto em fotografias como em vídeo. O alcance dinâmico é limitado, e existem reflexos a artefactos visíveis nas fotografias. É também de destacar os erros frequentes na profundidade dos retratos.

Estes são apenas alguns dos pontos negativos de uma câmara de 32MP, que tem como pontos positivos uma exposição e foco geralmente estável. Fica patente que embora não tenhamos aqui uma interrupção de ecrã como uma notch ou punch-hole, o compromisso na qualidade desta primeira geração acaba por fazer esbater as suas teóricas vantagens para o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.