Faz hoje 10 anos que a Google, em conjunto com a HTC e a T-Mobile (operadora nos EUA) apresentou o primeiro smartphone Android. No dia 23 de setembro de 2008 foi o dia em que a plataforma da Google ganhou vida.
O início do mercado Android não foi simples. Os telemóveis eram dominados pelos Nokia, os "smartphones" dominados pela BlackBerry. A Apple tinha acabado de entrar no mundo de telefones inteligentes com o seu primeiro iPhone.
Vê ainda: 10 jogos grátis idênticos ou melhores que o Fortnite
O sistema Android foi inicialmente desenvolvido para dar um novo sistema operativo a câmaras fotográficas, contudo, rapidamente se percebeu que a plataforma era perfeita para equipamentos telemóveis, como eram chamados na altura.
O mundo de smartphones cresceu depois do primeiro equipamento com o sistema operativo. O sistema Android tem mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos e é o sistema mais usado no mundo.
O sistema Android cresceu muito nos últimos 10 anos
Visto que é um sistema Open Source, significa que os fabricantes o podem utilizar sem pagar nada à Google. Embora o sistema seja muito bom, também existem problemas. O facto de qualquer fabricante poder usar o sistema também não ajuda nas atualizações. Por isso é que a fragmentação do Android é um problema.
Mesmo assim, temos de perceber o importante papel da Google e do Android no mercado de smartphones. Ao fornecer um sistema operativo livre para os fabricantes, fez com que o desenvolvimento passa-se mais pelo hardware.
As grandes empresas da altura, como por exemplo a HTC, viu o seu mundo rapidamente crescer com o sistema Android. E marcas que decidiram não entrar no mundo do boneco verde, como a Palm, BlackBerry e Nokia, acabaram espezinhadas pela concorrência.
O primeiro smartphone do mundo com Android foi o T-Mobile G1. Um smartphone com ecrã tátil e teclado físico por baixo desse ecrã. A conhecida "Magic wheel" da HTC também está presente no smartphone. Esta pequena esfera foi durante alguns anos o símbolo dos terminais da marca ao funcionar como um trackpad.
Especificações do T-Mobile G1, o primeiro smartphone Android
O terminal chegou ao mercado com o processador Qualcomm MSM7201A a correr 528 MHz, 192MB de memória RAM e 256MB de memória interna. O ecrã de 3.2" polegadas era enorme na altura e a resolução de 320x480p a melhor que conseguíamos ter. A câmara de 3.2MP estava na parte traseira e não tinha flash de apoio.
O smartphone tenha o valor aproximado de 300€, um dos terminais mais caros da época. Mesmo assim, com um preço ligeiramente inferior aos terminais da Apple e BlackBerry.
Todavia, este T-Mobile G1 previu algo do futuro. Tal como os topos de gama de 2018, o smartphone também não oferecia entrada 3.5" para os headphones.
Estou ansioso para daqui a 10 anos escrever sobre este artigo novamente. Ademais, estou curioso para saber se daqui a 10 anos os smartphones ainda são o ponto de referência na tecnologia móvel.
Editores 4gnews recomendam:
10 melhores antivírus para o teu equipamento
Google Play Store: 11 novos jogos grátis que tens de conhecer!
Google Maps: As 17 imagens mais estranhas apanhadas pelas câmaras
Via