Eis o primeiro olhar ao próximo Motorola Moto G5S

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Admitamos, a Lenovo está a fazer um péssimo trabalho em manter o sigilo e secretismo em torno dos seus próximos smartphones. Hoje temos um primeiro olhar, com todas as cores e especificações do próximo Moto G5s. Este será o próximo gama média da Motorola e será um bom upgrade para os Samsung e Huawei no que diz respeito ao número de equipamentos que desenvolve e lança no mercado.

Eis o "novo" Moto G5S

O site Moto G5 original vem equipado com o processador Snapdragon 430 da Qualcomm. Este SoC atinge velocidades de 1.4GHz, acompanhado por 2GB de memória RAM e por 16GB de armazenamento interno expansível através de um cartão microSD. É uma configuração aceitável para as tarefas essenciais no dia a dia. Seja para navegar na internet, Facebook e restantes redes sociais, pelo seu preço o Moto G5 é uma ótima aposta.

Outro dos pontos fortes da Motorola é a sua interface ou ambiente gráfico (UI) muito leve e próxima do stock Android, algo que será certamente mantido no Moto G5S. Na prática terás uma experiência de navegação muito fluída. O G5 original conta ainda com um ecrã de 5 polegadas, resolução 1080p Full-HD, uma tela IPS LCD. Tem uma câmara principal de 13MP e uma câmara secundária de 5MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Em suma, é uma lista de especificações muito equilibrada e para o seu preço, é uma ótima aposta.

Precisamos de um Moto G5S?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares (ou euros). Com os Moto G5 a serem lançados há escassos meses, o consumidor ficará certamente a perguntar-se se precisamos mesmo de um Moto G5S ou Moto G5S Plus. A questão, para já, permanece sem resposta. Teremos certamente uma melhoria na qualidade de construção. Melhorias no hardware também serão prováveis e, se a Motorola conseguir manter o preço baixo, ou pelo menos não subir o preço face aos G5 que já estão à venda, creio que o consumidor ficará a ganhar.

Entendo a frustração que as recentes estratégias da Lenovo possam estar a causar nos consumidores mas vemos agora uma atenção redobrada na Motorola. Vemos que a gigante chinesa quer incutir nova vida e novo fôlego nesta outrora gigante do mercado mobile e este ano ainda teremos muitos lançamentos da linha Moto. Então, para quê este Moto G5S? Os atuais Motorola Moto G5 e Moto G5 Plus, apesar de reunirem opiniões opostas quanto ao seu aspecto e design, como já referido, são excelentes smartphones para o mercado de gama média. Este Moto G5S terá um design ligeiramente diferente e recupera alguns traços dos primeiros Moto G's. Actualmente enfrentam a concorrência da Huawei que cada vez mais dominam este segmento de gama média.

Qual a tua opinião sobre este Moto G5S e tudo aquilo que ele representa? Ainda ontem noticiamos a sua certificação pela agência governamental norte-americana, a FCC, o que vem acalentar os rumores e expectativas para uma apresentação oficial nas próximas semanas. Pessoalmente creio que ainda seja muito precoce para lançar um Moto G5S para substituir os Moto G5 em circulação. Quando muito justificar-se-ia o Moto G5S no final do ano, com hardware reforçado.

Teremos um novo Motorola para todos os gostos, para todas as carteiras e escalões de preços? Ou, simplesmente, uma Motorola sem rumo certo, querendo disparar em todas as direcções, acabando por ferir os seus fãs e utilizadores ao dispersar as suas atenções? São questões de resposta difícil mas que acompanharemos com a maior atenção. Aqui, na 4gnews, todas as informações sobre o Moto G5S.

Outros assuntos relevantes:

Nokia 9 será mais poderoso do que o Samsung Galaxy S8

Huawei Nova 2 vê as suas especificações serem reveladas novamente

Xiaomi Mi 6: Versão em Cerâmica chega finalmente às lojas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.