Se a Xiaomi continua a lançar monitores, eis que há uma marca que promete revolucionar o mercado! O Phantom, o "primeiro monitor de computador transparente" do mundo está prestes a ir para o mercado! A Visual Instruments revela que recorreu a uma tecnologia semelhante à dos HUDs (head-up-displays).
Trata-se, no fundo, de um sistema de projeção de imagem, sendo que nos carros e outros veículos essa projeção é feita no para-brisas. Ou seja, o ecrã é projetado sobre vidro através de espelhos, de forma parecida com um teleponto.
A empresa afirma que o Phantom integra "opacidade dinâmica", característica que permite ajustar o nível de transparência. O utilizador pode escolher diferentes predefinições e até transformar o ecrã em algo totalmente opaco, semelhante a um monitor convencional.
A empresa destaca ainda benefícios para a saúde visual, referindo que olhar "através" do monitor pode ajudar a reduzir o cansaço ocular. No entanto, na prática, existem dúvidas de que olhar para este ecrã transparente seja assim tão diferente de olhar para um ecrã normal, já que os olhos trabalham da mesma forma para se focarem em qualquer objeto.
As principais specs deste peculiar monitor
Sabe-se ainda que o Phantom apresenta um painel de 24 polegadas com resolução 4K e proporção de 16:9. Segundo a Visual Instruments, o monitor oferece "Ultra HDR" e atinge um impressionante brilho máximo de 5.000 nits.
A cobertura de cor anunciada é de 100 por cento do espaço sRGB (padrão de cores usado sobretudo em monitores). O monitor inclui conectividade USB C e HDMI, sendo compatível com consolas, computadores e smartphones que utilizem estas ligações.
Neste momento, a empresa está a produzir apenas 10 unidades numa fase semelhante a acesso antecipado. Três delas já estão reservadas. Não existe um preço definido, porque cada monitor é "trabalhado de acordo com a preferência do cliente".
Ainda assim, a marca indica que o valor final deverá ficar próximo do Apple Studio Display, cerca de 1.800 euros. Cada compra inclui garantia de um ano.
