Imagens captadas recentemente no Reino Unido, e já tornadas virais em vários meios e redes sociais, sugerem que o fabricante de carros de luxo Bentley estará a testar o seu primeiro modelo 100% elétrico.
A informação justifica, por si só, algum 'hype' por ser o primeiro VE da Bentley, mas a forma como o fabricante realizou os testes tornou o processo ainda mais original e falado: de forma a (tentar) manter a informação secreta, o seu primeiro elétrico de luxo circulou disfarçado de... Porsche Cayenne!
Apesar de, em 2024, ter adiado os planos para a eletrificação total dos seus veículos, de 2030 para 2035, a Bentley estará mesmo a preparar o lançamento do seu primeiro elétrico de luxo até ao final de 2026, com previsão de disponibilidade no início de 2027.
Desmascarado pela matrícula
O primeiro carro elétrico da Bentley será um ‘SUV urbano de luxo’ e terá sido esse modelo que foi visto a circular no Reino Unido, mesmo que sob uma ‘capa’ que o tornava mais parecido com um SUV da Porsche.
Apesar de ser uma informação ainda por confirmar, o site CarScoops afirma ter descoberto a forma como a Bentley tentou disfarçar os testes.
Segundo este site, o SUV elétrico de cor preta assemelhava-se a um Porsche Cayenne Electric, modelo várias vezes visto em testes e que deverá ser lançado em 2026. No entanto, o CarScoops refere que a Porsche “nunca regista os seus protótipos com matrículas britânicas”, algo que apenas a Bentley – que integra o mesmo Grupo VW – o faz.
Além disso, a matrícula usada pelo veículo em teste - 'DC24EKA' - foi registada na Driver and Vehicle Licencing Agency (DVLA) britânico, em julho de 2024, sob o fabricante Bentley. A mesma entidade indica ainda que se trata de um carro com emissões de CO2 de 0g/km, o que confirma a ideia de que se trata mesmo um modelo 100% elétrico deste fabricante histórico britânico de carros de luxo.
Bentley com plataforma Porsche
As informações sobre o primeiro ‘SUV urbano de luxo’ elétrico da Bentley são ainda escassas, mas a mesma fonte refere que estará baseado na plataforma do próximo Cayenne Electric, tal como acontece com o Bentley Bentayga, que partilha a plataforma do Porsche Cayenne convencional.
A mesma fonte refere que será usada a plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), da Audi e da Porsche, já usada pelo Macan Electric, Audi Q6 e-tron e A6 e-tron.
Segundo o CarScoops, a Bentley já esclareceu que o seu primeiro elétrico terá menos de 5m de comprimento, de forma a ser “mais manobrável em cidade” do que os outros modelos da marca.
Por outro lado, o fabricante também já esclareceu que o primeiro elétrico da marca irá complementar os modelos a combustão Bentayga, Continental e Flying Spur, falando de “um segmento totalmente novo no mercado automóvel” a criar com este SUV elétrico de luxo.