A MG continua a inovar e, nos últimos dias, apresentou o primeiro autocarro urbano elétrico, o iEV12. Trata-se de um veículo com 12 metros, o primeiro da popular marca no segmento dos transportes públicos sustentáveis.
Este é o primeiro 'resultado' da mais recente aposta da chinesa SAIC Motor, que detém a MG. A nova divisão MG Commercial foi criada exclusivamente para desenvolver e produzir autocarros elétricos.
Para além do iEV12, o evento da marca no Salão Busworld, em Bruxelas, também teve outro protagonista: o B12E, o primeiro chassis elétrico desenvolvido especificamente para transporte coletivo
Entrado em detalhes mais técnicos, o novo MG iEV12 utiliza a plataforma de propulsão elétrica de última geração da MG, que integra baterias modulares, arquitetura inteligente e sistemas de conetividade avançada. A autonomia estimada é de cerca de 400 quilómetros.
O que se sabe sobre a chegada a Portugal?
O modelo foi construído sobre o chassis de piso baixo MG B12E e conta com bateria LFP com tecnologia Cell-to-Pack, bem como com a nova arquitetura elétrica MG BEA1. O carregamento é realizado através de duas portas CCS2 posicionadas sobre as rodas dianteiras, permitindo maior flexibilidade nas operações diárias.
Em termos de segurança, o autocarro está equipado com o conjunto de sistemas MG Cityguard, que inclui:
- Alerta de colisão frontal;
- Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
- Alerta de ângulo morto;
- Assistência em marcha-atrás;
O iEV12 e o B12E estão direcionados (pelo menos numa fase inicial) para os principais mercados europeus, incluindo o Reino Unido. A MG Motor Portugal confirmou que o mercado nacional está a ser analisado em relação a esta nova gama de veículos da MG Commercial.
