Primeiras impressões do MIX Flip: a Xiaomi cometeu um erro?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de tanta espera, a Xiaomi trouxe finalmente um dos seus smartphones dobráveis para o mercado global. A marca escolheu o formato concha do MIX Flip para abrir as hostes e o dobrável vai chegar oficialmente a Portugal. Mas terá a Xiaomi cometido um erro?

A Xiaomi parece querer posicionar-se no segmento premium com este MIX Flip, já que vai custar 1299,99 €. Ou seja, mais 50 € que o grande rival Samsung Galaxy Flip6. A resposta do mercado a este lançamento e ao seu preço mostrará se foi uma aposta acertada ou se a marca cometeu um erro ao lançá-lo por este valor.

xiaomi

Ecrãs de topo

Nas suas características, o Xiaomi Mix Flip é um verdadeiro topo de gama, e isso nota-se desde a primeira impressão que tivemos com o equipamento em mãos. O ecrã AMOLED interior de 6,86 tem um pico de brilho de 3000 nits excelente.

E quanto ao vinco, a pergunta é mesmo: qual vinco? É preciso fazer um grande esforço para que este incomode minimamente durante a utilização. Parece que, neste campo, a Xiaomi esperou pela altura certa para lançar o equipamento. Embora, claro, seja necessário este fazer o 'teste de tempo'.

xiaomi

Passando para trás, temos um ecrã também AMOLED de 4,01 polegadas com o mesmo pico de brilho de 3000 nits, que é provavelmente o melhor exterior num Flip. Podemos usá-lo para várias tarefas sem abrir o equipamento, como escrever mensagens, conferir os mapas ou abrir as câmaras para tirar uma selfie com as câmaras traseiras.

A Xiaomi também opta aqui por uma configuração de câmaras diferente do que estamos habituados em equipamentos com apenas duas lentes: temos uma câmara principal de 50 MP, mas ao invés da ultra angular, este tem uma teleobjetiva de 50 MP. Ou seja, privilegia-se a lente que trará imagens com zoom ótico até 2 vezes e retratos de qualidade. Também aí acho que a Xiaomi apostou no 'cavalo certo'.

xiaomi

Bateria maior, mas sem carregamento sem fios

O MIX Flip é um smartphone, tanto aberto como fechado, com uma espessura ligeiramente superior à do Galaxy Z Flip6, mas nada de preocupante. Isso acaba por abrir espaço para uma bateria superior, com capacidade de de 4780 mAh. Um ponto que não apreciamos é o facto de não ter carregamento sem fios. No entanto, é bom realçar que o Samsung carrega com fios a 25 W e este Xiaomi carrega até 67 W.

As primeiras impressões que tivemos com este Mix Flip foram muito positivas. Existem escolhas acertadas que a marca fez neste modelo, mas o preço mais alto que a concorrência direta pode travar a adoção de maior sucesso ao equipamento. Veremos se a marca tem algumas campanhas preparadas que o possam tornar mais ‘apetecível’.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.