A Nvidia prepara-se para apresentar a sua próxima placa gráfica de gama-média. Com um GPU baseado na arquitetura Turing, mas sem o famoso Ray Tracing. Estamos assim perante um lançamento que pode desiludir aqueles que esperavam grandes coisas.
Com efeito, o site especializado Videocardz partilhou algumas fotografias da suposta MSI GeForce GTX 1660 Ti Vendus XS. Assim, com o dissipador de calor e a cobertura removidas, temos uma ideia geral do GPU, comparativamente a outros modelos.
Aliás, a imagem que mostramos em baixo acaba por comparar o GPU da GTX 1660 Ti (esquerda) com o da RTX 2070 (direita). Como é bem notório na imagem, o die da 1660 é bem mais pequeno que o da 2070.
GTX 1660 Ti não terá Ray Tracing nem DLSS
A verdade é que esta limitação de tamanho basicamente põe a nu as grandes diferenças desta placa para uma topo de gama. Assim, não teremos nem Ray Tracing nem DLSS, características bem conhecidas de uma GTX 2070, por exemplo.
Inegavelmente, podemos colocar esta nova gama-média da NVIDIA no patamar da GTX 1080. Em termos performance estamos a falar de números que vão ser bastante semelhantes. No entanto, tendo em conta o mercado, fará mesmo falta este modelo?
A NVIDIA precisa de ter atenção ao preço deste modelo
Em suma, no fim é tudo uma questão de preço. Os modelos RTX não estão a atingir o esperado em termos de vendas. No entanto, aqui a estratégia pode ser diferente. Se a NVIDIA assumir um preço competitivo para este modelo, a história pode ser outra.
A fim de poupar nos custos de produção, o PCB deste modelo acaba por ser o mesmo da RTX 2070. O tempo dirá se o custo-benefício desta placa gráfica vai ser suficiente para justificar a sua compra. A apresentação está marcada para 22 de fevereiro.
Editores 4gnews recomendam: