São previsões de crescimento surpreendentes, aquelas que começam a ser avançadas relativamente às vendas de carros elétricos para 2025.
Num mercado global cujas vendas totais de automóveis deverão crescer apenas 1,7%, o cenário para os carros elétricos destoa claramente dos restantes segmentos.
Os dados acabam de ser divulgados pela consultora S&P Global Mobility, que publicou as suas previsões para as vendas globais de veículos, distinguindo também o segmento dos VE em cinco mercados distintos.
Elétricos crescem 30% a nível global
Apesar das incertezas do mercado energético, das disputas comerciais entre os EUA e a China e dos recuos de alguns fabricantes em relação às suas estratégias de eletrificação, a verdade é que as estimativas da S&P Global Mobility apontam para mais 15,1 milhões de veículos elétricos nas estradas em 2025.
É um crescimento de 29,9% face às vendas do ano anterior, que permitirá ao segmento dos carros elétricos passar de uma quota de mercado global de 13,2% para 16,7%, segundo a mesma organização.
Mark Fulthorpe, diretor executivo da S&P Global Mobility, explica em que contexto estas previsões se deverão concretizar, sobretudo ao nível das propostas de tarifas universais sobre produtos importados para os EUA, algo que a nova administração Trump pretende implementar:
“A indústria automóvel continua a navegar em terreno incerto à medida que entramos em 2025. Durante 2025 o panorama da produção irá mudar drasticamente, à medida que o comércio global abranda e é provável que surjam medidas de retaliação.”
Europa reforça e Índia bate recordes
As estimativas da S&P Global Mobility incidem também sobre alguns mercados regionais, identificando as vendas previstas para a Europa, China, EUA e Índia.
No continente europeu, depois de alguns contratempos no mercado em 2024, as vendas de VE deverão crescer 43% face ao ano anterior, com os carros 100% elétricos passando a representar 20,4% do mercado.
A S&P Global Mobility prevê que a China continue a manter “a sua posição como o principal mercado mundial de veículos elétricos, com uma quota de 29,7% até ao final de 2025”, embora o crescimento se deva cifrar nos19,7%.
Já nos EUA as vendas de veículos elétricos deverão crescer 36%, “levando a uma quota de mercado de 11,2% no final de 2025”.
Por fim, aquela que a S&P Global Mobility prevê que se torne na ‘estrela’ das vendas de carros elétricos em 2025. Será exatamente no mercado indiano que deverá ocorrer o maior crescimento nas vendas de VE entre as regiões incluídas no estudo, com estimativas de mais 117% de carros vendidos face ao ano anterior.
As ‘incertezas’ do mercado
As projeções da S&P Global Mobility para 2025 apontam assim para um cenário otimista no segmento dos VE, sobretudo ao nível das vendas.
Mas a organização deixa também no ar “muitas incertezas” que persistem, destacando o ritmo da eletrificação, “especialmente no que diz respeito às infraestruturas de carregamento, à energia da rede, às cadeias de fornecimento de baterias, às tendências globais de aprovisionamento, às barreiras comerciais tarifárias, ao ritmo dos avanços tecnológicos e ao nível necessário de apoio dos decisores políticos para facilitar a mudança dos combustíveis fósseis para alternativas elétricas”.