No teu dispositivo Android, o Google Play Services é o cérebro de um conjunto de processos a correr em segundo plano. E parece que vai juntar mais um processo a esta “festa”. Tudo porque a Google está a preparar uma atualização que vai facilitar e muito a partilha de localização através do Google Maps.
Partilha de localização vai estar centralizada
De acordo com o leaker AssembleDebug, a Google prepara-se para facilitar a partilha de localização em tempo real. E um hub de controlo centralizado vai ser o truque para tal acontecer.
Mas vamos a pormenores. Segundo as informações disponibilizadas, os utilizadores vão conseguir ativar ou desativar a partilha de localização, num único sítio centralizado, que vai funcionar com todas as aplicações suportadas da Google.
Mais: neste mesmo local, os utilizadores também podem gerir os contactos com os quais a localização é partilhada e até vai haver um botão que permite copiar um link com a localização para depois esta ser partilhada com outros contactos.
Estando a opção ativada, os utilizadores vão receber uma notificação a alertar para a partilha da sua localização e que inclui um atalho para aceder ao menu de configurações.
Esta “pequena grande” alteração vai, na sua essência, simplificar o processo de partilha de localização em serviços como fuso horário do dispositivo, localização na pesquisa, conta Google, nos serviços de localização de emergência, entre outros.
Outra das alterações que esta novidade pode trazer consigo é o desaparecimento do menu de partilha de localização dentro do Google Maps para dar lugar a um novo hub de localização, dentro das configurações do Google Play Services.
Para já, nos dispositivos Android não há ainda um vislumbre deste novo hub de partilha, mas é provável que quando seja disponibilizado esteja no menu definições, opção Google, seguida de todos os serviços.