Descida de preços nos combustíveis mais reduzida do que esperado
Ainda que as notícias da passada sexta-feira, dia 28 de novembro, apontassem para uma descida significativa do preço dos combustíveis, as previsões não se confirmaram. A esperada redução do preço do gasóleo e da gasolina é mais reduzida do que o esperado.
O Automóvel Club de Portugal fez as contas e afinal o gasóleo vai descer 5 cêntimos por litro e a gasolina 2 cêntimos por litro. Recorde-se que as precisões apontavam para uma descida muito otimista do gasóleo em 7 cêntimos por litro e uma redução para 3,5 cêntimos para a gasolina.
A nova tabela de preços entrou hoje, 1 de dezembro, em vigor e trouxe consigo descidas mínimas que pouca diferença fazem na carteira.
A razão para a esta nova realidade
E como as previsões apontavam para uma descida significativa, o Governo escolheu esta ocasião para começar a reverter o desconto aplicado para o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP).
E essa é a razão para a descida significativa não se ter tornado realidade. De acordo com a portaria publicada a 28 de novembro em Diário da República, a taxa do ISP sobre a gasolina passa a ser de €497,52 por 1000 litros enquanto no gasóleo sobe para 361,60 por 1000 litros.
Ora o início do plano do Governo em reverter o desconto sobre o ISP, está a fazer-se sentir já esta segunda-feira, nos preços finais de venda ao público dos combustíveis. Recorde-se que o Governo português já tinha anunciado que ia começar a reduzir o desconto sobre o ISP, devido a diretrizes vindas da União Europeia.
![CIRYCASE Suporte móvel para carro, [sucção ultra poderosa] suporte de telemóvel carro universal](https://cdn.4gnews.pt/imagens/cirycase-suporte-movel-coche-x99-41uducfdmtl-sl500.jpg?class=article)