Os preços das telecomunicações em Portugal deram algum alívio à carteira dos consumidores em abril. Segundo dados oficiais da ANACOM, registou-se uma descida de 0,9% face ao mês anterior.
E se acompanhas as notícias sobre as operadoras ou estás sempre a pesquisar os melhores valores, já sabes que há uma operadora que continua a destacar-se pelas mensalidades mais competitivas: a Digi.
Portugal entre os países da UE com maiores subidas

Segundo a ANACOM, que cita dados do Eurostat, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, abril de 2024, a queda nos preços foi de 0,9%. Apesar deste recuo mensal, contudo, a tendência dos últimos 12 meses não é tão animadora.
O órgão refere ainda que a taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços das telecomunicações foi de 5,2%. Os serviços disponibilizados em pacote, especificamente, registaram uma variação média de 4,2% no mesmo período, enquanto os serviços telefónicos móveis tiveram 6,5%.
Isto coloca o país 6,2 pontos percentuais acima da média da União Europeia e credita às telecomunicações portuguesas a terceira maior subida entre os 27 Estados-membros. A liderar os aumentos está a Hungria, com uma variação média de mais 11,3%; enquanto a França registou a maior quebra, com menos 11,9%.
Especificamente, Portugal ultrapassou a média da UE em 4,1 p.p. nos preços dos serviços em pacote e em 9,6 p.p. nos serviços móveis.
Digi continua a agitar o mercado com preços agressivos
Entre os 11 tipos de serviços analisados pela ANACOM, a Digi apresentou as mensalidades mínimas mais baixas em 7 categorias, o que consolida a sua posição como a operadora mais competitiva do mercado português em termos de preço.
Os exemplos falam por si: serviço telefónico móvel stand alone por 4 euros, pacotes triple play (com três serviços) por 24 euros e quadruple play (com quatro serviços) por 27 euros. Estas ofertas estão disponíveis nos websites das operadoras e representam algumas das propostas mais acessíveis atualmente no país.
Concorrência não ficou parada
Ainda que a Digi continue a liderar, outras operadoras também marcaram pontos. A Vodafone garantiu as mensalidades mínimas mais baixas em três serviços, incluindo o serviço telefónico fixo e o pacote quintuple play (cinco serviços).
A MEO destacou-se ao apresentar o preço mais baixo para o serviço de televisão por subscrição. Já a NOS ficou com a oferta mais económica na categoria de banda larga móvel stand alone via PC, tablet, pen ou router.
Presença da Digi segue a estimular os melhores preços
A descida nos preços em abril pode ser vista como uma boa notícia, mas o retrato geral continua marcado por aumentos significativos face à média europeia.
Num mercado em que as mensalidades continuam a pesar no orçamento mensal, a Digi reforça o seu papel como principal desafiadora no segmento de baixo custo, obrigando os grandes operadores a manterem-se atentos e, quem sabe, a reverem as suas estratégias de preços.
Promoção do dia!