A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) divulgou novos dados acerca dos preços das telecomunicações em Portugal. Estes permitiram concluir que, no mês de dezembro, houve uma queda de 0,5% no preço das telecomunicações, face ao mês de novembro.
Apesar disso, o mesmo relatório permite também concluir que, de 2023 para 2024, houve um crescimento de 6,7% no preço das telecomunicações. A ANACOM destaca que “recomendou aos prestadores contenção nos aumentos de preços para 2024, quer em tarifários disponíveis para novas adesões, quer nos contratos em vigor”
E em termos de taxa de variação média?
Em termos de taxa de variação média, a ANACOM refere que esta foi de 6,9%, nos últimos 12 meses. A entidade reguladora das telecomunicações informa que já não se atingiam valores tão altos desde junho de 1994.
Se olharmos por tipo de serviços, a taxa de variação média foi de 5,5% nos serviços de pacote e 8,7% em serviços telefónicos móveis. Os valores em questão são avançados pelo Eurostat. Se olharmos para os valores em Portugal, estes estão acima da média da União Europeia (UE).
Importa referir que, fazendo a média da UE, esta taxa foi de -0,3%, ou seja, houve uma descida. Isso quer dizer que os valores em Portugal (6,9%) estão 7,2 pontos percentuais à frente do que se verifica na Europa. No ranking dos países com variação de preços mais alta, Portugal é o 3º classificado.
Em pólos opostos, encontram-se a Hungria e a França. Os húngaros registaram uma taxa de variação média a rondar os 12,2%. Já os franceses, por sua vez, registaram a maior diminuição, com uma taxa de -9,4%.
Mais uma vez, ao analisar por tipo de serviços, Portugal apresenta variações superiores à UE, nos últimos 12 meses. Na categoria “serviços em pacote” e “serviços telefónicos móveis”, Portugal esteve 5 e 10,6 pontos percentuais acima da média, respetivamente.
O relatório da ANACOM também aborda a entrada da DIGI no mercado das operadoras em Portugal. Segundo a entidade mencionada, a DIGI tem o preço mais baixo em 7 de 11 ofertas diferentes analisadas.
Também poderá ser do teu interesse