A Wiko decidiu lançar um smartphone em parceira com a Qwant. Um motor de busca que visa a privacidade do utilizador. Não é segredo que a Google domina o mundo. A informação vale dinheiro e a empresa de Mountain View prova isso mesmo.
A empresa americana sabe tudo sobre ti. Se tens um smartphone ou fazes uma pesquisa Google, a probabilidade da Google saber sobre os teus interesses, paixões, localização é grande.
Ainda que, para já, não seja muito preocupante, se um dia a empresa se lembra de ficar maléfica, estamos todos tramados. Certamente por isso é que empresas começam a optar por outras formas de aceder e procurar na internet.
A Google domina o mundo e esta é a prova disso mesmo
A Wiko, que tem vindo aos poucos a desaparecer do mercado português, lançou um smartphone sem o Google Chrome e pesquisa Google. O smartphone chama-se Wiko View2 Pro Qwant e tem o valor de 179€.
O smartphone é um dispositivo de gama média com um processador que deixa a desejar. Assim sendo, num rápido olhar nas especificações temos uma ideia mais concreta do Wiko View2 Pro Qwant.
Especificações do telemóvel Anti-Google da Wiko
- Ecrã: 6" polegadas
- Resolução do ecrã: HD+ 1528 x 720p
- Processador: Qualcomm Snapdragon 450
- Memória RAM: 4GB
- Memória Interna: 64GB
- Expansão de memória: Sim, até 256GB
- Bateria: 3000 mAh
- Android Oreo
No entanto, o telemóvel anti-Google tem quase tudo que é Google tirando o Chrome e a pesquisa. O smartphone conta com o sistema Android, vemos o Google Fotos e todas as Apps da Google como o Youtube ou Gmail também lá estarão. Como é Android, a Google Play Store também está presente.
Ou seja, isto só nos mostra o quão as fabricantes são dependentes da Google e dos seus serviços. Não se espera que o Wiko View2 Pro Qwant venha a estar à venda em Portugal, porém, é bom saber que as marcas estão a tentar fazer algo diferente.
Tenta imaginar viver sem:
- Smartphones Android
- Google Play Store
- Pesquisa Google
- Google Maps
- Gmail
- Youtube
- Google Earth
- Google Street View
- Blogger
- Google Docs
Em conclusão, não há volta a dar. Precisamos da Google na nossa vida e isso é preocupante. Para mim, para os fabricantes e deveria ser para ti. Não há serviços capazes de competir com a Google e o monopólio é cada vez maior. Não sei até que ponto é que a União Europeia devia fazer mais sobre o assunto. O problema é que eles são tão grandes que até para os pequenos crescerem se torna quase impossível.
Editores 4gnews recomendam:
- Instagram começa finalmente a testar nova característica nos vídeos!
- 10 produtos Xiaomi a bom preço que tens (mesmo) de conhecer!
- Playstation 5 e Xbox Scarlett em 2020. A Google Stadia que se cuide
Via