Chama-se Olivia C, é 'portuguesa', apresenta-se como AI influencer e integra a shortlist de dez “modelos” que competem pelos The World AI Creator Awards (WAICA), um programa global de prémios dedicado a reconhecer as conquistas dos criadores de IA em todo o mundo.
Os responsáveis pela organização deste evento definem-no como um “prémio pioneiro” e, para atrair o maior número de visitantes possível, decidiram criar uma espécie de concurso de Miss Mundo dedicado a personagens virtuais, criadas com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial.
Apesar de virtual, a candidata portuguesa possui cerca de 11 mil seguidores no Instagram e contas em serviços como o Patreon, Threads, Ko-Fi ou na Fanvue, esta última parceira dos WAICA.
Além de uma candidata portuguesa, a shortlist inclui candidatas do Brasil, Roménia, Marrocos, França, Índia, Turquia e Bangladesh.
Da beleza à tecnologia
Apesar de serem criações artísticas, os WAICA são levados muito a sério pelos seus responsáveis e incluem critérios de seleção distintos e exigentes - estéticos, técnicos e sociais.
O primeiro critério avalia a “modelo” em relação à sua beleza, ao equilíbrio e às respostas a uma série de perguntas – incluindo a tradicional questão sobre a forma como poderia tornar o mundo melhor...
Outro dos critérios é o tecnológico. Neste caso, os concorrentes são avaliados de acordo com a sua capacidade de utilização e implementação das ferramentas de IA usadas para criar as suas obras. Aspetos como a utilização de prompts e os seus resultados, ou detalhes ao nível das mãos, dos olhos e da integração da figura em planos de fundo são também avaliados.
Por fim, as concorrentes são avaliadas quanto à sua influência social, através da análise aos números relativos ao envolvimento com os fãs, taxa de crescimento do público e utilização de plataformas sociais, como o Instagram.
Para já os organizadores ainda não esclarecem o dia em que os vencedores são anunciados, mas estão prometidos 20 mil dólares em prémios a dividir pelos três primeiros lugares - incluindo 5 mil dólares para a vencedora, bem como serviços de mentoria de IA e serviços de relações públicas e comunicação.