Portugal já permite transferências bancárias imediatas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Temos de admitir que Portugal está um pouco atrasado com as transferências bancárias. Porém, tudo está prestes a mudar com as transferências bancárias imediatas.

O Banco de Portugal autorizou hoje o sistema de pagamento imediato entre contas bancárias, ou seja, a transferência poderá demorar o máximo de 10 segundos entre bancos diferentes.

Vê ainda: Como melhorar o desempenho do teu telemóvel Android em 5 minutos

Este tipo de serviço será perfeito para quem gosta de comprar online ou em websites de usados. Quantas são as vezes que vais fazer um pagamento à caixa de multibanco e tens de mandar a fotografia do recibo para comprovar o pagamento à outra pessoa?

Dessa forma, com esta nova medida, basta dizeres que o pagamento está feito e se a outra pessoa for verificar o seu saldo já lá está o dinheiro depositado por ti.

Transferências bancárias imediatas vão impulsionar o comércio online em Portugal

Contudo, nem tudo é um mar de rosas. O sistema de transferências bancárias imediatas foi autorizado pelo Banco de Portugal, porém, é ainda necessário que os bancos adiram ao sistema.

Estas transferências estarão disponíveis todos os dias do ano durante as 24 horas do dia. Como referi, a transação demorará o máximo de 10 segundos. Este novo sistema não só estará disponível para Portugal como para todos os países SEPA. Isto é, se um banco na França tiver aderido ao mesmo sistema a demora de transação são os tais 10 segundos.

Acredita que este é um passo importante para o crescimento de compras online. São dezenas as vezes que vendo produtos online e quando os entrego na mão fazem-me o pagamento naquele momento.

Logo após basta passar na minha conta bancária através do smartphone e consigo verificar o pagamento de imediato. Melhor do que isso, quem fez o pagamento não conseguirá reverter a transação de forma simples. Os detalhes das transferências bancárias imediatas serão futuramente referidos pelos bancos em Portugal que aderirem ao sistema.

Editores 4gnews recomendam:

CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!

5 dicas para poupares espaço no teu telemóvel Android

Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.