Portugal Tech Hub: plataforma quer aumentar competitividade do setor tech

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Portugal Tech Hub é a nova plataforma que visa disponibilizar online várias ferramentas a potenciais interessados. Fá-lo de modo a atrair empresas internacionais e aumentar a reputação do país no setor das tecnologias, bem como a sua competitividade.

Nasce do Future.Works Lisbon 22, evento internacional promovido pela Landing.Jobs e imatch. O certame levou a palco, nos passados dias 7 e 8 de outubro, o debate acerca do futuro do trabalho, tendo contado com mais de 3 000 participantes.

Marcou presença, aliás, tanto no Centro de Congressos de Lisboa, como online, a partir de 110 países. Porém, a maior novidade centrou-se no último dia, data do lançamento oficial da plataforma Portugal Tech Hub.

Tudo o que Portugal tem para oferecer na Tech numa plataforma online

A plataforma Portugal Tech Hub, promovida por mais de 20 entidades públicas e privadas, entre as quais IAPMEI, Aicep, Invest Lisboa, Invest Porto, Landing.Jobs, Portugal Digital e Startup Lisboa.

Esta, tem como principal intuito promover o ecossistema do país junto de profissionais de tecnologia e empresas estrangeiras.

De acordo com Pedro Moura, Chief Marketing Officer da Landing.Jobs, o Portugal Tech Hub tem quatro importantes objetivos que contam ser cumpridos no espaço de cinco anos. A saber:

  • Fazer de Portugal um país reconhecido e um top 10 Tech Hub internacional,
  • Ajudar a alcançar o objetivo de mais 160 000 profissionais de tecnologia em Portugal até 2030 - com um forte enfoque na atração de talentos estrangeiros -
  • Fazer com que seja feito um triplo investimento de empresas estrangeiras em centros tecnológicos em Portugal
  • Aumentar a comunicação, colaboração e sinergias entre todas as entidades portuguesas alinhadas com estes propósitos.

Plataforma ambiciosa quer colocar a Tech made in Portugal no mapa

Aproveitando para reforçar que esta é a altura para agarrar a oportunidade. “Portugal é já um destino de topo crescente para os talentos tecnológicos e empresas".

"Porém, a escassez de talentos tecnológicos torna-se um problema cada dia maior. Assim, limitando o interesse das empresas estrangeiras, o visto e a deslocalização ainda é lenta."

Há desequilíbrios territoriais e alguma falta de condições para acolher talentos e empresas”, aponta Pedro Moura.

Portugal Tech Hub já conta com mais de 20 parceiros

No site do Portugal Tech Hub é possível consultar informações sobre a caraterização de Portugal a nível cultural, geográfico, demográfico, custo de vida e talento nacional.

De igual modo, também é possível ficar informado sobre a constituição de uma empresa, os apoios e incentivos a negócios, assim como recrutamento, impostos e vistos.

Paulo Dias, Chief Transformation Officer da imatch, destacou que os dois principais pilares do Future.Works Lisbon 22 foram o novo paradigma do trabalho e a dimensão tecnológica que desencadeia a revolução do mesmo.

“Depois da pandemia que viemos, o mundo, as empresas e as pessoas viram-se obrigadas a mudar a forma como viviam o trabalho. Com este novo contexto, este ano, e nesta edição, trouxemos para palco, com o apoio de mais de 150 speakers de renome nacional e internacional, temas como: a gestão de talentos, a criação de uma cultura organizacional, a liderança e a produtividade, que cativaram todos os participantes desde o primeiro dia e ao qual agradecemos o interesse em debater o futuro”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 12: uma nova série de smartphones com um novo processador surpreendente
  • Os 10 melhores telemóveis baratos e bons em 2022
  • Amazon Prime Days: os melhores headphones com ANC da Sony estão ao melhor preço
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.