Portugal também sofreu apagão e a Microsoft disse isto

Luís Guedes
Luís Guedes
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Houve um apagão mundial da Microsoft, o que fez com que muitos sistemas do Windows se tivessem ressentido. Essa falha afetou bastantes empresas, sendo que em Portugal o problema também se sentiu de maneira notória.

De forma a contextualizar, esta falha aconteceu por causa de uma atualização falhada do software do Falcon Sensor, pertencente à empresa CrowdStrike. Em consequência disso, como a Mashable refere, muitas pessoas estão a ser expostas a um simples “ecrã azul”.

O que foi dito pela Microsoft e pela CrowdStrike?

Na sequência do problema, a Microsoft já emitiu um parecer sobre a situação. Desde já, começou por assegurar que está a par do problema (e da sua origem), garantindo que este deverá ficar resolvido muito em breve.

Nesse seguimento, a CrowdStrike refere que está a “trabalhar ativamente” no assunto. Uma garantia que a empresa deixa, de forma a tranquilizar alguns users, é que não foi “um incidente de segurança ou ataque cibernético”.

"Remetemos os clientes ao portal de suporte para as últimas atualizações e continuaremos a dar atualizações completas e contínuas no nosso site. Recomendamos que as organizações garantam que estão em comunicação com representantes da Crowdstrike. A nossa equipa está mobilizada para garantir a segurança dos clientes" - explicam à BBC.

CEO da CrowdStrike também falou do problema

Corroborando o que antes foi dito sobre o assunto, o CEO da CrowdStrike também garantiu que tudo está a ser feito para inverter a situação. Numa publicação feita no X, igual à mensagem da empresa, George Kurtz também falou a título individual.

CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…

— George Kurtz (@George_Kurtz) 19 de julho de 2024

O problema em Portugal

Recorde-se que, tal como a 4gnews noticiou esta manhã, o problema afetou diretamente empresas de aeroportos, telecomunicações e bancos em Portugal. Uma prova disso é esta imagem do Downdetector, em baixo, que prova os problemas verificados nas últimas horas.

Imagem: Downdetector
Imagem: Downdetector
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.