Houve um apagão mundial da Microsoft, o que fez com que muitos sistemas do Windows se tivessem ressentido. Essa falha afetou bastantes empresas, sendo que em Portugal o problema também se sentiu de maneira notória.
De forma a contextualizar, esta falha aconteceu por causa de uma atualização falhada do software do Falcon Sensor, pertencente à empresa CrowdStrike. Em consequência disso, como a Mashable refere, muitas pessoas estão a ser expostas a um simples “ecrã azul”.
O que foi dito pela Microsoft e pela CrowdStrike?
Na sequência do problema, a Microsoft já emitiu um parecer sobre a situação. Desde já, começou por assegurar que está a par do problema (e da sua origem), garantindo que este deverá ficar resolvido muito em breve.
Nesse seguimento, a CrowdStrike refere que está a “trabalhar ativamente” no assunto. Uma garantia que a empresa deixa, de forma a tranquilizar alguns users, é que não foi “um incidente de segurança ou ataque cibernético”.
"Remetemos os clientes ao portal de suporte para as últimas atualizações e continuaremos a dar atualizações completas e contínuas no nosso site. Recomendamos que as organizações garantam que estão em comunicação com representantes da Crowdstrike. A nossa equipa está mobilizada para garantir a segurança dos clientes" - explicam à BBC.
CEO da CrowdStrike também falou do problema
Corroborando o que antes foi dito sobre o assunto, o CEO da CrowdStrike também garantiu que tudo está a ser feito para inverter a situação. Numa publicação feita no X, igual à mensagem da empresa, George Kurtz também falou a título individual.
O problema em Portugal
Recorde-se que, tal como a 4gnews noticiou esta manhã, o problema afetou diretamente empresas de aeroportos, telecomunicações e bancos em Portugal. Uma prova disso é esta imagem do Downdetector, em baixo, que prova os problemas verificados nas últimas horas.