Portugal prefere a Tesla mas há um novo gigante a conquistar o mercado

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Não só em Portugal como no resto do mundo, falar em carros elétricos (VEs) é falar na Tesla. Por isso mesmo, no nosso país, a marca de Elon Musk é a mais requisitada dos VEs, mas a BYD parece que chegou com tudo.

Relembre-se que a BYD, patrocinadora do Euro 2024, só está em Portugal há cerca de um ano, mas isso não a impede de assumir logo grande destaque. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dão-nos uma boa perspetiva do panorama geral no país.

Procura de VEs em Portugal: 2024 vs 2023

Desde já, importa salientar que o mês de junho se traduziu num aumento de procura de 16,1% face ao período homólogo em 2023. Seguindo a mesma tendência, também o primeiro semestre de 2024 aumentou a procura face ao ano passado, em 12,5%.

Na prática, isso traduz-se em 19 214 carros elétricos comprados pelos portugueses, durante os primeiros seis meses do ano (via Expresso).

Caoros Tella

As marcas que mais se destacam

No topo da pirâmide, sem grandes surpresas, está a Tesla com 5 470 carros vendidos. A fechar os lugares do pódio, estão duas marcas também muito conhecidas do público, neste caso a BMW (1 865 vendas) e a Volvo (1 510 vendas).

Ainda assim, um grande destaque é a BYD. Apesar da curta presença no mercado nacional, já vendeu 946 carros elétricos no primeiro semestre. Isso vale à marca uma 6ª posição que, face ao contexto em que se insere, é bastante promissora.

Abaixo da BYD, está, por exemplo, a Volkswagen, com “apenas” 704 VEs vendidos de janeiro a junho. O valor torna-se ainda mais preocupante, quando vemos que, no ano passado, era 47,8% superior. Ou seja, houve uma queda para quase metade.

Fora estes carros mais comuns do dia a dia, também há lugar a algumas excentricidades em Portugal. De acordo com a mesma fonte, o primeiro semestre também ficou marcado pela compra de 3 unidades da Maserati elétricas, que são autênticas raridades de ser encontradas na estrada.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.