Não só em Portugal como no resto do mundo, falar em carros elétricos (VEs) é falar na Tesla. Por isso mesmo, no nosso país, a marca de Elon Musk é a mais requisitada dos VEs, mas a BYD parece que chegou com tudo.
Relembre-se que a BYD, patrocinadora do Euro 2024, só está em Portugal há cerca de um ano, mas isso não a impede de assumir logo grande destaque. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dão-nos uma boa perspetiva do panorama geral no país.
Procura de VEs em Portugal: 2024 vs 2023
Desde já, importa salientar que o mês de junho se traduziu num aumento de procura de 16,1% face ao período homólogo em 2023. Seguindo a mesma tendência, também o primeiro semestre de 2024 aumentou a procura face ao ano passado, em 12,5%.
Na prática, isso traduz-se em 19 214 carros elétricos comprados pelos portugueses, durante os primeiros seis meses do ano (via Expresso).
As marcas que mais se destacam
No topo da pirâmide, sem grandes surpresas, está a Tesla com 5 470 carros vendidos. A fechar os lugares do pódio, estão duas marcas também muito conhecidas do público, neste caso a BMW (1 865 vendas) e a Volvo (1 510 vendas).
Ainda assim, um grande destaque é a BYD. Apesar da curta presença no mercado nacional, já vendeu 946 carros elétricos no primeiro semestre. Isso vale à marca uma 6ª posição que, face ao contexto em que se insere, é bastante promissora.
Abaixo da BYD, está, por exemplo, a Volkswagen, com “apenas” 704 VEs vendidos de janeiro a junho. O valor torna-se ainda mais preocupante, quando vemos que, no ano passado, era 47,8% superior. Ou seja, houve uma queda para quase metade.
Fora estes carros mais comuns do dia a dia, também há lugar a algumas excentricidades em Portugal. De acordo com a mesma fonte, o primeiro semestre também ficou marcado pela compra de 3 unidades da Maserati elétricas, que são autênticas raridades de ser encontradas na estrada.