Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Portugal poderá ter carregamentos de carros elétricos mais baratos já em 2026

Uma nova proposta de redução de tarifas poderá fazer descer os custos do carregamento dos veículos elétricos já no próximo ano.

carregamento
Créditos: Mobi.e

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) quer fazer baixar os custos inerentes ao carregamento de carros elétricos em Portugal. Para isso, o órgão propôs uma redução significativa das tarifas na rede pública.

Esta proposta foi apresentada à Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), portanto, ainda sem garantias de se concretizar. Não obstante, é um bom presságio para quem já adotou a mobilidade elétrica no quotidiano.

Tarifas dos carregamentos dos elétricos pode baixar mais de 30% em 2026

A proposta da ERSE, revelada em comunicado, propõe aos operadores da rede pública de carregamentos uma redução de 31,5% a 31,9% das tarifas praticadas. Uma redução que, a concretizar-se, terá um impacto positivo nos custos do carregamento dos elétricos em Portugal.

Segundo dados revelados pela ERSE, a aplicação desta proposta pode traduzir-se na redução de cerca de 0,13 € por cada 100 km percorridos. Este valor foi calculado tendo em conta um carregamento de 11,5 kW.

Tal como se pode ler no comunicado do órgão regulador, as tarifas em causa representam "entre 3% e 4% do preço final pago pelos utilizadores de veículos elétricos em 2025". Com efeito, uma redução destas tarifas resultará num decréscimo da fatura a pagar.

É importante sublinhar que esta proposta visa a rede pública de carregamento de veículos elétricos. Se carregas o teu elétrico em casa, os custos dessa operação estarão indexados ao custo da eletricidade doméstica em Portugal.

Esta proposta de redução das tarifas de carregamento terá ainda de ser analisada pelo Conselho Tarifário. Este tem até ao dia 30 de novembro para se pronunciar, tendo a ERSE de tomar uma decisão final até dia 15 de dezembro.

Portanto, só mais lá para o final deste ano é que ficaremos a saber se carregar um carro na rede pública ficará mais barato em 2026. O intuito da entidade reguladora é esse, mas ainda nada está definido.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.