Portugal mais verde. Pela primeira vez vendas de elétricos ultrapassam carros a gasolina

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os portugueses parecem estar a aderir a uma mobilidade mais verde. Pela primeira vez em Portugal, as vendas de veículos elétricos ultrapassaram as vendas dos carros a gasolina. Mas os modelos a diesel continuam numa espiral descendente.

Mais de 4 mil unidades vendidas

carro elétrico a carregar
As previsões para venda de veículo elétricos são promossiras para 2025 Crédito@LeeRosario/Pixabay

De acordo com dados divulgados pela ACP, durante o mês de setembro deste ano, foram vendidos 4053 veículo elétricos. Tal resultou numa quota de mercado de 26,92%. Estes números conseguiram superar os resultados obtidos pelos carros a gasolina, pela primeira vez no nosso país.

A mesma entidade revela que em setembro de 2024, os modelos com motores a gasolina registaram uma quota de mercado de 24,57%, graças às 3698 unidades vendidas.

Já os automóveis a diesel mantêm-se numa espiral descendente, sendo que em setembro de 2024 foram vendidas apenas 1123 unidades. Atualmente, este tipo de veículos detém uma quota de mercado de apenas 7,46%.

No que respeita às propostas híbridas, a ACP revela que os modelos “convencionais conseguiram uma quota de 18,23% enquanto os híbrido plug-in chegaram aos 14,56%”.

Em 2025 preço dos elétricos pode baixar

De acordo com informações divulgadas pelo Diário de Notícias, é esperado que os preços dos veículos elétricos desçam na Europa, já no próximo ano. Mas não só vão ficar mais baratos como também vão ganhar quota de mercado.

Segundo estimativas da federação Europeia de Transportes, em 2025, os veículos elétricos vão já conseguir chegar a uma quota de mercado entre os 20% e os 24%.

Uma das principais razões para tal acontecer é o facto de estar prevista a chegada de vários novos modelos com um custo inferior aos 25 mil euros, vindos sobretudo de marcas chinesas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt