Um pouco por toda a Europa, tem-se verificado um desaceleramento no setor dos carros elétricos. Quem parece não estar na mesma linha é Portugal, onde, ao contrário da maior parte dos países, este mercado está a crescer.
A diferença de ritmo na Europa e em Portugal
Olhando para o contexto europeu, com base nos dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), conseguimos reparar que se verificou uma queda na venda de elétricos a rondar os 8,3%. Os números em questão são relativos aos meses que compreendem janeiro e agosto.
Como refere o ACP, o mercado português tem mostrado bastante interesse pelos carros elétricos, estando num lote restrito de países em que as vendas subiram em relação a 2023.
Ao lado de Portugal, apenas se encontram Bélgica, França, Dinamarca, Países Baixos e Espanha. Em contexto nacional, se olharmos, por exemplo, para os valores de setembro de 2024 e de 2023, vemos que houve um crescimento na ordem dos 6,1%.
Pelo lado oposto, olhamos para um país como a Alemanha, em que a queda foi “vertiginosa”, na ordem dos 32%. Recorde-se que, em terras germânicas, foram extinguidos os apoios à compra deste tipo de automóveis.
Os números reais de venda de carros em Portugal
Pegando no contexto português, também podemos olhar para o setor automóvel, como um todo. Segundo a mesma fonte, entre janeiro e setembro de 2024, houve um aumento de 4,6% em termos de vendas, face a 2023.
Na prática, isto quer dizer que, até agora, registaram-se cerca de 187.000 carros comprados, em Portugal, no ano de 2024. A título de curiosidade, o mês de setembro de 2024 foi o 2º melhor mês de sempre, no nosso país, no que toca à compra deste tipo de carros.
Em números reais, isto quer dizer que foram adquiridos 4.053 automóveis elétricos, um valor que só fica atrás dos 4.061 carros comprados em novembro de 2023. Não deixa de ser curioso que foram os únicos dois meses em que a barreira dos 4.000 veículos foi ultrapassada.
Fazendo o balanço percentual, entre os primeiros 9 meses de 2023 e 2024, é também possível constatar que houve um crescimento de 13,3%. À luz do que é dito pelo ACP, em cada 100 carros comprados em setembro, cerca de 27 foram elétricos.