Para quê simular o barulho das passagens de caixa de um automóvel a combustão, quando o funcionamento de um veículo elétrico é melhor?
Há não muito tempo esta ideia seria impossível de ser assumida publicamente pelos responsáveis da Porsche e, mesmo hoje, muitos amantes da marca alemã poderão discordar, alegando que o ruído do motor e dessas passagens fazem parte da mística.
A verdade é que nos atuais modelos Taycan e Macan 100% elétricos a marca ainda reserva um ‘cheirinho’ dos ruídos dos seus motores a combustão. Mas isso poderá estar prestes a mudar.
Mudança de paradigma até 2026
De acordo com um artigo da Electrek, a Porsche pretende assumir em pleno o paradigma mais silencioso dos veículos elétricos nos seus EVs, apostando noutras características para manter a personalidade inigualável dos seus carros.
Uma posição assumida pelo piloto de testes da Porsche, Lars Kern, após experimentar o novo elétrico desportivo Hyundai IONIQ 5 N, que inclui a função de simulação de uma caixa dupla de oito velocidades: “Não, os [novos] carros desportivos elétricos da Porsche não terão passagens de velocidades EV falsas. Por que deveríamos fazer algo pior?" - questionou Kern, afirmando que "não há razão para simular o que foi no passado".
Informações da Electrek indicam que esta filosofia poderá começar a ser aplicada na segunda geração do Macan elétrico, no Porsche 718 EV (a anunciar no final deste ano) e no Porsche Cayenne EV, que o fabricante deverá lançar em 2026.