A Porsche lançou o seu primeiro SUV elétrico, o Macan. Consciente de que alguns entusiastas da marca poderiam sentir falta do icónico "Vrom Vrom" da Porsche, a empresa decidiu oferecer sons simulados para o veículo elétrico (VE).
Por US$ 490 (451,88€, em conversão direta), o “Porsche Electric Sport Sound” garante que o Macan emita os ruídos teatrais de aceleração, assegurando que nenhum dos transeuntes tenha dúvidas de que estás a conduzir um Porsche.
Porsche não é a primeira marca a oferecer sons falsos
Bastante silenciosos, os VEs proporcionam uma experiência tranquila com a condução elétrica. Mas algumas empresas passaram a oferecer sons de aceleração artificial para aqueles condutores que sentiam falta dos ruídos que marcaram a experiência de conduzir por tantos anos.
O SUV elétrico de alto desempenho Ioniq 5 N, da Hyundai, disponibiliza diferentes perfis sonoros. O condutor pode adicionar, por exemplo, o som crescente das mudanças, apesar de o modelo ter apenas caixa automática.
Já a Porsche também trouxe os sons artificiais para o sedã desportivo elétrico Taycan. Ao anunciar o pacote de sons para o Macan, opção listada em "Desempenho" no configurador online do modelo, a marca destacou que o recurso “melhora o som do próprio veículo e torna-o ainda mais emocional – tanto fora como dentro do veículo”.
Os sons podem ser ativados e desativados pelo condutor em uma tela central do carro. Por US$ 490, o “Porsche Electric Sport Sound” é um dos complementos que podem elevar o preço inicial do novo Macan de US$ 78.800 para mais de US$ 160.000. Em Portugal, o Macan tem preço inicial de 90 352,00 €.
Sons falsos podem aumentar a segurança para peões
Em 2022, um estudo conduzido por pesquisadores alemães revelou que os peões têm mais dificuldade em avaliar um possível momento de colisão com veículos elétricos, em comparação aos carros de combustão.
"Para evitar acidentes, os peões que pretendem atravessar a estrada precisam estimar com precisão o tempo até a colisão (TTC) de um veículo que se aproxima. Para a estimativa do TTC, a informação auditiva pode ser especialmente relevante quando o veículo que se aproxima acelera. O som dos veículos com motor de combustão interna (ICEVs) fornece informações auditivas características sobre o estado de aceleração (aumento da velocidade de rotação e carga do motor). No entanto, para os veículos elétricos (EVs), a assinatura acústica durante a aceleração é menos evidente", informa a pesquisa.
Recursos como o “Porsche Electric Sport Sound”, portanto, podem não estar relacionados apenas com os caprichos do condutor, mas também com a segurança de quem está fora do carro.
Atualmente, as atenções estão voltadas para o Macan, após a Volkswagen cometer alguns erros e atrasos no seu software. Por este motivo, o novo modelo de VE é extremamente importante para a Porsche e para o Grupo Volkswagen.
Já entre os mais vendidos da Porsche, o pequeno SUV deve ganhar, no seu próximo modelo, a arquitetura Premium Platform Electric do Grupo VW, que sustentará os futuros EVs da Porsche e da Audi.