
A Porsche continua a eletrificar a sua frota, agora apostando no seu SUV de luxo. O Porsche Cayenne elétrico é um dos veículos mais arrojados de sempre da construtora alemã e as suas especificações não deixam margem para dúvida.
Porsche Cayenne elétrico é o mais poderoso de sempre da marca
A marca não esconde o seu orgulho com este veículo e não foi nada comedida na sua apresentação. Este Cayenne elétrico é classificado como o “Porsche de produção mais potente de todos os tempos” e os números corroboram essa afirmação.
Começando pelo seu motor, este Porsche Cayenne chega com até 1156 cavalos de potência, o que se traduz em 850 kW na sua versão mais potente. Isto significa que alcançará uma velocidade máxima de 260 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,4 segundos.
Olhando para a sua versão base, temos uma potência de até 442 cavalos (325 kW) e uma velocidade máxima de 230 km/h. Já os seus tempos de aceleração dos 0 aos 100 km/h são de 4,8 segundos.
Autonomia pode chegar aos 642 quilómetros
Olhando agora para a sua autonomia, este Cayenne elétrico chega com baterias de alta tensão de 113 kWh. Isto significa que o modelo mais potente oferece uma autonomia de até 623 km em ciclo WLTP, ao passo que a versão base oferece até 642 km.
Quando a energia começar a escassear, o Porsche Cayenne pode ser carregado com velocidades de carregamento de até 400 kW em condições específicas. Isto significa que o carregamento dos 0% aos 80% pode ser feito em menos de 16 minutos.

Para maior comodidade do condutor, este Cayenne pode ser carregado através de um sistema de carregamento indutivo. Ou seja, basta que o condutor estacione o seu veículo sobre uma placa no chão.
Interior surpreende pelo seu sistema de informação e entretenimento
Olhando para o interior do Porsche Cayenne, uma das coisas que mais surpreende é o seu ecrã central. Chamado Flow Display, este painel OLED dobra na parte inferior, onde o condutor poderá encontrar vários controlos do veículo.

A Porsche não divulgou a dimensão deste ecrã central, mas o mesmo surge entre um painel de instrumentos de 14,25 polegadas e um painel secundário de 14,9 polegadas para o passageiro. Ambos correm o sistema operativo da Porsche com uma nova assistente de voz suportada por IA.
A construtora alemã diz que esta assistente consegue compreender instruções complexas e agir em conformidade. Ela poderá fazer tarefas como ajustar os níveis climatização do habitáculo, o aquecimento dos bancos ou luz ambiente.
Para finalizar, importa falar nos preços e esses não são os mais acessíveis, obviamente. A versão base deste Cayenne elétrico começa nos 110 086 €, ao passo que a versão mais potente começa nos 171 919 €.
