
Como funciona o carregamento sem fios
Recentemente foi revelado que o Porsche Cayenne Electric vai ter uma autonomia de até 600 quilómetros, mas agora a marca fez uma revelação totalmente inesperada: o EV vai ter suporte para carregamento sem fios.
Em comunicado de imprensa, a Porsche explica que o funcionamento é semelhante ao do carregamento sem fios dos telemóveis e igualmente simples. Na prática, os condutores vão ter de posicionar o SUV sob a Porsche Wireless Charging (PWC) que será uma placa instalada no chão. Tal como acontece com os telemóveis que apenas têm de ser colocados sobre uma base de carregamento.

Mas há melhor. Assim que se aproxima desta placa PWC, o novo SUV elétrico reconhece e ativa as câmaras de posicionamento. Tudo para ajudar o condutor a colocar o EV na posição correta de carregamento.
Para assegurar que o carregamento é feito com o mínimo possível de interferências, a suspensão pneumática do novo Cayenne elétrico vai reduzir a distância ao solo, ativando o campo magnético da base.
Garante a Porsche que esta placa de carregamento fornece uma potência de até 11 kW e que consegue registar uma eficiência na ordem dos 90%.
Uma inovação com um senão
Não há dúvida que o carregamento sem fios num EV é uma inovação muito desejável, mas há aqui um senão. É que ainda que todos os Porsche Cayenne Eletric saiam de fábrica preparados para este suporte de carregamento, este não está incluído.
Por outras palavras, é necessário adquirir à parte o recetor para instalar na zona inferior do veículo, assim como a base de carregamento.
E mais: a marca já avançou que se, no futuro, lançar uma base de carregamento mais potente, uma atualização de software não será suficiente. Sim, será necessário comprar novamente o hardware.