Depois de assumir que a transição dos seus carros para os motores elétricos será mais lenta do que o inicialmente previsto, a Porsche deu novos detalhes relativos à sua nova estratégia.
Numa conferência telefónica de apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, Lutz Meschke, Diretor Executivo Adjunto e Diretor Financeiro da Porsche, arrefeceu ainda mais as expectativas em relação à aposta neste tipo de motorizações.
O atual discurso já havia esquecido os objetivos, anteriormente assumidos, de atingir 80% das vendas de automóveis elétricos até 2030; agora, o que era um objetivo passa a ser apenas uma possibilidade...
Motores a combustão e híbridos ainda contam
O comunicado oficial da Porsche é ambíguo em relação à nova estratégia para os carros com motor elétrico da marca: “... A transformação global para veículos elétricos está a avançar mais lentamente do que inicialmente previsto. Por esta razão, estamos a rever a nossa linha de produtos e o nosso ecossistema, bem como os nossos orçamentos e posição de custos.”
A estas palavras, no entanto, Lutz Meschke adicionou mais detalhes durante a sessão de perguntas e respostas. Em declarações divulgadas pelo site electrive, assumiu mesmo que é possível a empresa fazer uma regressão face aos objetivos iniciais.
“Estamos atualmente a analisar a possibilidade de os veículos totalmente elétricos originalmente planeados terem, no futuro, uma transmissão híbrida ou um motor de combustão”, avançou este responsável, admitindo que “neste momento, estamos a meio de decisões conceptuais. O que é claro é que vamos manter o motor de combustão por muito mais tempo”.
Os calendários serão mesmo para seguir?
Olhando para o pipeline de lançamentos previamente definido pela Porsche para 2025, a aposta nas versões elétricas é generosa.
Nos desportivos de dois lugares, os objetivos preveem o lançamento de novas versões dos modelos 718 Cayman e 718 Boxster com motores puramente elétricos. Já o novo Cayenne será previsivelmente apenas elétrico, embora a marca pretenda manter a gama existente de motores de combustão.
Somam-se a estes modelos o novo SUV elétrico com o nome provisório K1 (supostamente baseado numa plataforma Volkswagen), o Macan e o Taycan. A confirmar-se este pipeline, a Porsche apenas deveria manter os modelos 911 e Panamera com motores a combustão até 2030.
Lutz Meschke não referiu, em concreto, que esta calendarização está definitivamente posta de parte; mas a ideia de “decisões conceptuais” assumidas por este responsável da Porsche deixa no ar que o calendário poderá mesmo sofrer alterações.