Por que tantas marcas chinesas estão a patrocinar o Euro 2024?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Ao todo, 5 dos 13 patrocinadores mundiais do torneio de futebol Euro 2024 são chineses. Mas o que está a motivar o crescimento da presença das marcas chinesas nos mercado estrangeiros com tamanha força?

Lento crescimento doméstico motivou expansão global

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5 dos 13 patrocinadores do Euro 2024 são marcas chinesas (Imagem. Shutterstock / katatonia82)

A plataforma global de compras AliExpress (do Alibaba Group Holding), a gigante de tecnologia financeira Ant Group, a marca de televisores e eletrodomésticos Hisense, a fabricante de veículos elétricos (VE) BYD e a marca de smartphones Vivo. Estas são as grandes marcas chinesas que ocuparam 5 das 13 posições como patrocinadores do Euro 2024.

A presença das marcas no torneio é apenas mais uma demonstração do crescente investimento de grandes empresas chinesas no mercado exterior pelo lento crescimento doméstico. E contar com publicidade em grandes eventos desportivos globais é uma estratégia fundamental para crescer no mercado.

“Eles concentram-se na futura expansão internacional, utilizando sua fundação e os pontos fortes de capital na China para impulsionar a presença e as receitas no mercado externo, especialmente na Europa”, destacou Howard Yu, professor do Instituto Internacional de Desenvolvimento de Gestão, em entrevista à página SCMP.

Este movimento, inclusive, não é exatamente uma novidade. No ano passado, a aplicação de compras internacionais Temu, da gigante do comércio eletrónico PDD Holdings, investiu milhões de dólares numa campanha de marketing durante o Super Bowl. E o resultado foi extremamente positivo, com a plataforma a ter um grande aumento nas pesquisas na web por seu nome.

Marcas chinesas estão a fazer bem mais que apenas divulgar a sua imagem

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Imagem: Divulgação / Euro 2024 e Hisense

Segundo o professor Yu, o que há de novo e interessante na atual expansão das marcas chinesas para o mercado ocidental é que elas precisarão adaptar-se às demandas deste mercado. Isto significa uma mudança da sua imagem e outros fatores que buscam atender às necessidades de um outro público, "para tornarem-se empresas que os consumidores associarão a uma forte relevância local.”

E as marcas já estão a fazer isso. E bem. Conforme destacou a SCMP, a Vivo já controlava 8% do mercado global de smartphones em março deste ano, segundo o provedor de dados Statista, o que a colocou entre as 5 maiores marcas atualmente.

De acordo com o instituto de pesquisa de mercado AVC Revo, a Hisense enviou 25,9 milhões de unidades de televisão para o mundo todo no ano passado, ficando atrás apenas da Samsung Electronics da Coreia do Sul. A BYD, por sua vez, conseguiu ultrapassar temporariamente a Tesla como a maior produtora mundial de EVs no quarto trimestre de 2023.

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Imagem: Divulgação / Euro 2024 e BYD

Já para o Euro 2024, as marcas preparam bem mais do que apenas divulgação simples. A Hisense está a fornecer suporte técnico para o VAR. O serviço de pagamento internacional da Ant, Alipay+, lançou uma oferta de bilhetes para o Euro 2024.

A BYD substituiu a gigante automobilística alemã Volkswagen como fornecedora oficial de veículos do evento. E o AliExpress assinou um acordo de publicidade com a estrela de futebol David Beckham e vai realizar vendas de verão durante o torneio.

Segundo o diretor de marketing da Union of European Football Associations, a expectativa é de que o Campeonato Europeu atraia uma audiência global cumulativa de mais de 5 mil milhões.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.