Apple iPhone
Apple iPhone crédito: depositphotos

A Apple é marca norte-americana e, como tal, facilmente percebemos que no seu país natal seja bem recebida. Contudo, o mesmo poderia ser dito da Microsoft não tivesse a gigante de Redmond descartado os seus Lumias. Atualmente o Apple iPhone é o smartphone mais popular nos Estados Unidos da América e o seu sistema operativo, o iOS, está a ganhar terreno face ao Android, ainda dominante. 

De acordo com o mais recente estudo de mercado elaborado pela comScore MobiLens, o Apple iPhone é o produto favorito para 44.6% dos inquiridos. Este estudo tem um âmbito temporal de 3 meses, de novembro, dezembro até ao final de janeiro de 2017, período durante o qual as opiniões foram recolhidas.

Esta entidade fornece estudos de mercado trimestralmente e permite-nos inferir a popularidade de cada produto e respetivo sistema operativo no mercado mais influente do mundo.
Os resultados não foram recolhidos em Portugal mas, tendo em conta a nossa apetência por tudo o que é “moda americana”, não tenho dúvidas de que, se efetuado em solo luso, o estudo reflectiria as mesmas conclusões.

   

A dominância do Apple iPhone

Posto isto, no último trimestre do estudo (novembro a janeiro de 2017), o Apple iPhone dominou com 44.6% nos EUA, tendo aumentado 2.3 pontos percentuais face ao trimestre anterior (agosto até outubro de 2016). Ao mesmo tempo que a Samsung via a sua popularidade a cair 2 pontos percentuais, de 30% para 28%.

Apple iPhone
A preferência dos consumidores norte-americanos é clara

Actualmente o Apple iPhone é o lider isolado com 16.6% face à rival Samsung. Estes estudo vem no seguimento da notícia ontem avançada de que a Apple reune a esmagadora maioria dos lucros obtidos no mercado móvel. São valores que falam por si e que podes consultar, aqui.

Podemos ver que a LG ainda tem uma boa presença no mercado norte-americano com 10.3% da preferência do público. Tendo até aumentado a sua quota em 0.7 pontos percentuais. Em quarto lugar temos a mítica Motorola, também ela essencialmente americana. Até a HTC continua presente com uns respeitáveis 2.3%.

Android domina mas a vantagem face ao iOS está a diminuir

Relativamente à popularidade dos sistemas operativos, temos o iOS da Apple e o Android da Google a conquistar o público norte-americano. Aqui, mais uma vez, poderíamos fazer uma transposição direta para o mercado europeu ou mesmo mundial, os dados não diferiam muito.

O Android da Google continua a dominar com 53.2% na popularidade mas com uma queda de 2 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Ao mesmo tempo, o iOS do Apple iPhone cresceu uns 2.3% na popularidade junto do público norte-americano. Em suma, no início de 2017 o sistema operativo da Apple está com 8 pontos percentuais atrás do Android.

Será que com o lançamento, em setembro, dos novos Apple iPhone 7s, 7s Plus e do promissor iPhone 8 a Apple conseguirá sobrepor o seu iOS ao Android? Ou, porventura, será que os próximos Galaxy S8 e Galaxy S8+ conseguirão recuperar alguns pontos para o Android?

Atualmente existem apenas dois sistemas operativos para dispositivos móveis com relevância real. Android e iOS. Particularmente interessante é o facto de na “equipa Android” existirem centenas de construtoras. Do outro lado, apenas uma. Estará a Apple a tornar-se demasiado popular, até para o seu próprio bem?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi lança ténis inteligentes com processador Intel

Apple iPhone 8: Designer cria conceito que nos faz desejar por mais!

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge já estão a receber o novo Android 7.0 Nougat


Via9to5mac
FontecomScore
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).