Popcorn Time: é hora do adeus à "Netflix Pirata"

Bruno Coelho
Comentar

As ofertas para os amantes de pirataria vão diminuindo com o tempo. O mais recente serviço a fechar portas é uma das aplicações mais populares para a visualização de filmes ou séries ilegalmente dos últimos anos - o Popcorn Time.

O Popcorn Time surgiu em 2014, e conseguiu arregimentar alguma popularidade desde o seu início. Chegou mesmo a incomodar a Netflix, que ficou alerta perante o crescimento da plataforma ilegal.

Os criadores do Popcorn cedo abandonaram o projeto. Mas já que este era open source, outros programadores acabaram por pegar no mesmo, sendo que acabaria por ter “mortes” e “ressurreições” ao longo dos anos.

A razão da “morte” do Popcorn Time

Os programadores não se manifestaram publicamente sobre o fim da plataforma. Mas um gráfico publicado no site oficial mostra a quebra nas pesquisas que ocorreu ao longo dos últimos sete anos.

Gráfico mostra queda nas pesquisas do Popcorn Time ao longo dos anos
Gráfico mostra queda nas pesquisas do Popcorn Time ao longo dos anos

Como podemos ver acima, o Popcorn Time gozou de um grande pico de pesquisas em 2015. Mas desde 2016 que sofreu um declínio até se tornar praticamente irrelevante. Os dados em questão são do Google Trends.

Esta novidade chegou primeiro pela Bloomberg, que terá recebido um email do grupo por detrás do Popcorn Time a anunciar o “fecho”. No entanto, não é referido se esta ação está relacionada com problemas com a autoridade.

Para quem usava esta solução para ver séries ou filmes, terá agora de se virar para outras alternativas. O “R.I.P” (descansa em paz) é taxativo de que este é o fim do Popcorn Time, mas a pirataria deve continuar a ser uma dor de cabeça para Hollywood e outros estúdios.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.