
As burlas por telefone continuam a aumentar a agora temos um novo esquema que merece a tua atenção. Este usa o nome da Polícia Judiciária para enganar os cidadãos e tentar obter o controlo dos seus smartphones.
O alerta foi dado pela própria polícia de investigação criminal através de uma publicação na sua página do Instagram. Um alerta que surge após a receção de várias denúncias por parte de cidadãos lesados.
Como funciona este novo esquema que usa o nome da Polícia Judiciária
Segundo as informações fornecidas pela PJ, os burlões contactam as vítimas através de um número nacional. Isto acontece de modo a conceder maior credibilidade ao contacto efetuado e numa tentativa de fazer baixar a guarda das vítimas.

Na chamada efetuada, os burlões identificam-se falsamente como inspetores da PJ. Eles afirmam que a pessoa contactada foi alvo de um roubo dos dados do seu cartão de cidadão e que os mesmos estão a ser usados em crimes de branqueamento de capitais.
O engodo recorre ainda muitas vezes a um suposto mandado de detenção em nome da pessoa contactada. Para concluir o esquema, eles tentam convencer as vítimas a carregar numa tecla “armadilhada” para desencadear o seu objetivo.
Ao que tudo indica, o objetivo é obter o controlo total do smartphone das vítimas. Alcançado esse objetivo, são várias as ações criminosas que podem ser desencadeadas, desde o roubo de dados de acesso a contas bancárias ou até espionagem da própria pessoa.
O que fazer caso seja vítima desta burla
Caso te depares com um cenário semelhante ao descrito, a Polícia Judiciária aconselha que desligues imediatamente a chamada. Além disso, ela aconselha o bloqueio imediato do número e comuniques imediatamente o sucedido à própria polícia.
Fica ainda o alerta que o facto de o número ter indicativo nacional não significa que tenha origem em Portugal. Além disso, não é garantido que a chamada possa ser rastreada, o que dificulta a identificação dos autores da burla.
Fica mais um sério alerta para uma burla que está a afetar os portugueses. Se em algum dia receber uma chamada supostamente da PJ com o cenário acima descrito, já sabes o que deves fazer para te manteres a ti e aos outros mais seguros.
