10 adolescentes presos por estarem a jogar PUBG Mobile

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente foi decretada uma nova lei em vários estados na Índia que proíbe crianças e adolescentes de jogarem o popular PlayerUnkown's Battlegrounds (PUBG). A justificação é que este jogo está a causar um aumento de "tendências violentas" entre as crianças.

Depois da nova lei ter entrado em vigor na semana passada, é com surpresa que recebemos a notícia de que as autoridades estão a impor as novas diretrizes de forma implacável. Até agora, existem já relatos de que pelo menos 10 adolescentes foram apreendidos por estarem a jogar PUBG.

No entanto, todos eles acabaram de ser depois libertados com apenas um aviso. Ainda assim, é difícil compreender como podem considerar que jogar PUBG aumenta "tendências violentas". Mas, prenderem jovens apenas por jogarem um vídeo-jogo faz parte da solução...

Polícia começa a prender adolescentes apenas por jogarem PUBG

Esta nova legislação surgiu depois do Primeiro-ministro da Índia ter feito comentários negativos sobre a influência do PUBG e Fortnite, nas crianças do seu país. Ainda que o Primeiro-ministro tenha referido especificamente os dois jogos, apenas o PUBG acabou por ser banido em vários estados.

A polémica sobre possíveis influências criadas por vídeo-jogos em crianças já tem muitos anos, e foram já desenvolvidos inúmeros estudos. Ainda que os efeitos possam ser negativos em muitos jogadores (crianças e adultos), não deve ser encarado como uma regra geral. Certamente que muitas outras plataformas conseguem ter efeitos muito mais negativos do que um simples jogo.

Ainda assim, parece que o 'ataque' aos vídeo-jogos está longe de terminar. Será interessante ver como estas notícias poderão vir a influenciar a continuidade, ou não, desta legislação na Índia. Além disso, é possível que venham também a adicionar mais jogos à lista.

Por fim, ainda que pareça ser um cenário improvável, esperemos que este tipo de medidas descabidas não venham a ser implementadas em outros países. Certamente que existem outros tipos de medidas para controlar o nível de exposição dos mais jovens a vídeo-jogos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Steam Link Anywhere deixa-te jogar os jogos do PC em qualquer lado
  • Pode o GTA VI ser um exclusivo da Playstation 5?
  • Battle Royale do Battlefield 5 já tem data de chegada, vê aqui o trailer!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.