Polestar 3 venceu a maior prova independente de autonomia no inverno

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Polestar 3 foi o grande vencedor da maior prova independente de autonomia no inverno do mundo. O veículo elétrico enfrentou 23 concorrentes de diferentes segmentos e percorreu um total de 531 km em condições desafiantes na Noruega.

De realçar que a versão Long range Dual motor do Polestar 3 MY24, equipada com Performance Pack, também alcançou o resultado mais próximo da sua certificação WLTP, que é de 561 km. Ou seja, teve apenas 5% de diferença.

Polestar 3

É o segundo melhor resultado de sempre nesta prova

O concorrente mais próximo ficou 9% abaixo da sua certificação oficial. É destacado que embora outro modelo tenha percorrido quase a mesma distância total, apresentou um desvio de 24% face ao valor homologado. A marca afirma que este é o segundo melhor resultado já alcançado nesta renomeada prova independente.

"A autonomia é um critério importante para os clientes – e este resultado reforça que o Polestar 3 é uma excelente escolha para quem procura uma experiência de luxo num SUV excecional”, afirmou Michael Lohscheller, CEO da Polestar.

Para contextualizar, a Federação Norueguesa de Automóveis e a revista Motor organizam a prova de autonomia El Prix para medir a distância real que os veículos percorrem com um único carregamento em comparação à autonomia oficial WLTP, duas vezes por ano.

Esta edição é realizada durante a temporada norueguesa de inverno e inclui uma subida de cerca de 1 000 metros. Este ano, o percurso foi particularmente desafiante devido às condições de estrada molhada e escorregadia, apesar de temperaturas ligeiramente mais amenas do que em edições anteriores.

A gama Polestar 3 tem configurações com tração integral Long range Dual motor ou tração traseira Long range Single motor. A versão Long range Dual motor, com até 380 kW no Performance Pack, terá ainda mais autonomia com as versões MY25, com até 567 km no ciclo WLTP.

Polestar 3 começa nos 83 400 euros em Portugal

Já a nova Long range Single motor, lançada recentemente, apresenta uma classificação WLTP oficial de 706 km, graças à bateria de 111 kWh. O Polestar 3 tem preços a partir de 83 400 euros em Portugal.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.