Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Polémica! O que a DIGI não contou sobre os seus dados móveis “ilimitados”

A Digi alega ter um tarifário móvel ilimitado no que diz respeito aos dados. Porém, tal não é verdade e há mesmo um limite!

digi
Shutterstock

A Digi chegou a Portugal há 10 meses e, imediatamente, revolucionou o setor das telecomunicações graças aos preços super baixos, com valores nunca antes vistos pelos portugueses.

Perante esta situação, a operadora tem estado sob enorme escrutínio público. Desta feita, há uma situação denunciada pelo Técnico de Redes e Telecomunicações Ricardo Saraiva ao tarifário móvel Ilimitado da operadora. O teste levado a cabo incluiu não só o uso do cartão SIM, mas também uma investigação ao backend da aplicação MyDigi, onde surgem detalhes que normalmente não são visíveis para os clientes.

Assim sendo, a conclusão a é que o tarifário que a DIGI promove como "ilimitado" afinal não é... ilimitado. Tal como acontece com outros operadores, há uma Política de Utilização Responsável (P.U.R.) que define um limite máximo de tráfego.

Posto isto, ficou-se a saber que ao ativar o cartão, os primeiros 9 GB consumidos correspondem ao pacote de roaming, sendo descontados logo no início. Após essa utilização, o plano surge como ilimitado, mas no backend aparece a marcação “isAmountUnlimited: true”. No entanto, o tráfego trava nos 2,01 TB.

O que diz a ANACOM?

Além disso, há a registar a existência de um bónus de 1 TB identificado como MB_FUV. Contudo, quando este esgota, o serviço é cortado de forma automática e o cliente recebe um SMS a informar que ficou sem dados móveis. Ou seja, na prática, o tarifário "ilimitado" da DIGI Portugal permite cerca de 2 TB de dados móveis por mês.

Esta situação vai contra as diretrizes da ANACOM que, em 2014, dirigiu-se concretamente a esta situação de dados ilimitados que afinal têm um limite. : as operadoras não podem publicitar serviços como “ilimitados” se existirem limites escondidos. A autoridade considera este tipo de comunicação enganadora, porque pode induzir o consumidor em erro.

A salvaguarda dos direitos dos consumidores e a necessidade de garantir maior transparência no sector levou a ANACOM a proibir os operadores de qualificarem como ilimitadas as ofertas de Internet ou de chamadas de voz/SMS em que existem restrições ou limites. Os operadores só poderão usar a expressão «tráfego ilimitado» ou «chamadas/SMS ilimitadas» quando as ofertas em questão sejam efetivamente sem limites ou sem restrições ao longo de todo o período de duração do contrato.

Este limite imposto pela Digi – e por outras operadoras – acontece para evitar que os utilizadores substituam a Internet Fixa por dados móveis ilimitados. Porém, tal não invalida que a Digi esteja a anunciar algo que não corresponde inteiramente à verdade.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.
Anúncio de Fundo