Pokemon Go - Os números surpreendentes do jogo de Verão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O fenómeno viral do verão passado há muito que amornou e caiu praticamente no esquecimento. Confesso que joguei Pokemon Go durante algumas semanas mas ainda não corria o mês de setembro e já tinha eliminado a aplicação do meu smartphone. O jogo para smartphones Android e iOS foi lançado no verão passado e apesar de já não ser uma febre continua a fazer muito dinheiro. Quanto ao certo? Uma boa surpresa!

Vê ainda: Apptopia (fonte), o jogo Pokemon Go arrecadou um total $1.2 mil milhões de dólares desde o seu lançamento em 2016. No ano passado as receitas do jogo atingiram os $950 milhões de dólares e desde então já cresceram substancialmente. Portanto apesar de em 2017 já praticamente não se falar deste título, a nível de receitas o jogo continua a atrair várias atenções.

O fenómeno Pokemon Go

Além disso os estúdios da Niantic continuam desenvolver e expandir o jogo. Desde novos Pokemon's até uma reforma geral no aspecto e funcionamento dos ginásios. Foram pequenas mudanças graduais, e vários eventos espalhados pelo calendário que ajudaram a manter os treinadores entretidos. O estúdio lançou ainda algumas campanhas especiais, como no Halloween que permitia aos treinadores mudar certos aspectos da aparência dos seus Pokemon's.

Agora o Verão está de volta e poderás contar com novos eventos e novos desafios para todos os antigos e novos treinadores. Está na hora de pegar no smartphone, carregar o Powerbank e voltar a percorrer as ruas.

Mais ainda, segundo a Apptopia o jogo registou cerca de 60 milhões de utilizadores ativos no último mês de junho. Destes, cerca de 20% abriu o jogo pelo menos uma vez por dia. Não deixa de ser uma quebra desde os 100 milhões de utilizadores ativos em agosto de 2016 mas, mesmo assim, 60 milhões ainda é um número enorme! Agosto de 2016 foi o mês com mais utilizadores mas desde então o jogo não se tem portado nada mal.

Quem joga Pokemon Go?

De acordo com a via), 57.4% dos jogadores são masculinos. Além disso, 38% dos jogadores são millenials com idades compreendidas entre os 19 a 34 anos. Mesmo assim, o jogo atrai um grande número de jovens com 32.5% menores de 18 anos.

Em suma, o Pokemon é um fenómeno tão global e possui uma mística tão própria que é capaz de atrair público de todas as idades e sexos. É um clássico intemporal que invadiu os nossos smartphones no Verão passado. Resta saber se a nostalgia o consegue manter relevante durante este Verão de 2017.

E tu, ainda jogas Pokemon Go? Marca aqui os teus amigos que ainda são "treinadores".

Outros assuntos relevantes

Sharp lançará dois novos terminais com ecrãs sem extremidades

f.lashes – Pestanas com LED’s, será este o futuro da moda?

Telegram – Atualização para Telegram 4.1 traz importantes funções!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.