O Google Maps inclui um recurso que pode ser muito útil a todos os utilizadores Android. Através da aplicação é possível rastrear e monitorizar o dispositivo. E o processo para isso não podia ser mais simples.
Neste artigo, mostramos-te passo a passo como podes configurar este recurso.
Para ativar a partilha de localização
A primeira parte do processo é garantir que a partilha de localização está ativa no terminal que queres monitorizar e/ou rastrear.
Para isso, abre a aplicação Google Maps nesse terminal. De seguida, toca no ícone do menu, ou seja, nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo do ecrã.
Aqui, entre as opções disponíveis, seleciona partilha da localização. De seguida, podes selecionar durante quanto tempo vais partilhar a localização deste dispositivo e os contactos que têm acesso a esta partilha.
Assegura-te que a partilha de localização é feita com contactos da tua confiança e também com uma conta Google tua. Assim, podes sempre localizar o dispositivo através do Google Maps no PC.
Usar o Google Maps para localizar o terminal
Passamos então à segunda parte do processo que será o rastreamento do terminal que está agora a partilhar a sua localização, em tempo real.
Abre a aplicação Google Maps, garantindo que estás a entrar com uma conta Google que tem permissão para ver a localização do dispositivo.
Depois é tocar no menu (as três linhas horizontais) e aí selecionar partilha de localização. De imediato, surge uma lista com os contactos que estão a partilhar a sua localização contigo. Depois é só escolher o telefone que pretendes rastrear.
Neste ponto, a localização do dispositivo, em tempo real, é exibida no mapa. Adicionalmente, podes receber instruções para chegar ao local físico, onde está o dispositivo.
Também a título opcional, podes configurar notificações para receberes alertas quando o telefone chegar ou sair de um local e ainda consultar o histórico de localizações do telefone.