As três marcas rainhas dos videojogos emitiram uma declaração conjunta onde manifestam a sua intenção de colaborar de forma a tornar os videojogos "mais seguros."
Sony, Microsoft e Nintendo revelaram uma nova estratégia que tem como objetivo a proteção dos jogadores mais jovens e vulneráveis, especialmente numa altura onde os ambientes online tem vindo a tornar-se cada vez mais tóxicos.
PlayStation, Xbox e Nintendo destacam princípios invioláveis
Sem nunca referirem medidas concretas, as três grandes dos videojogos optaram por destacar alguns princípios que consideram invioláveis e essenciais para o enriquecimentos das comunidades de jogadores.
De acordo com o comunicado, é e será sempre condenado qualquer ato de ódio, assédio e exploração dos jogadores mais jovens, indicando que essas atitudes não têm lugar no gaming.
Mais ainda, fica a promessa de articular esforços com as suas respetivas comunidades, de forma a promover ambientes seguros e encorajar a utilização de ferramentas de denúncia, para que possam agir em conformidade com as autoridades e lidar com a gravidade das ações.
Parceria implica articulação entre as três grandes
Para os responsáveis pela Xbox, PlayStation e Nintendo proteger os jogadores obriga a uma abordagem multidisciplinar, combinando tecnologia, apoio da comunidade e supervisão humana especializada.
O foco é colocado no trabalho conjunto entre estas que são três das maiores comunidades de videojogos do planeta, assim como no investimento continuado em novas abordagens à segurança, que deve sempre ser a prioridade número um das três companhias.
Através da prevenção, parceria e responsabilidade, Sony, Microsoft e Nintendo querem integrar os pais nesta iniciativa, sem esquecer o papel das autoridades reguladoras, responsáveis por facilitar as denúncias e tomar decisões com vista a eliminar a toxicidade dos videojogos.
Editores 4gnews recomendam:
- Loja Direct da PlayStation a caminho da Europa
- EA passou a perna à Take-Two na compra da Codemasters com oferta de valores surreais
- PS5 bate mais um recorde e é o maior lançamento de sempre de uma consola