A Realidade Virtual tem sido uma das tecnologias que mais tem evoluído nos últimos anos. O mundo do gaming não poderia ficar indiferente. Por isso, temos equipamentos como o PlayStation VR que nos transportam para mundos totalmente diferentes.
Todavia, aquilo que hoje conhecemos do PlayStation VR em nada será semelhante ao que este será daqui a 10 anos. Pelo menos é essa a crença do responsável pela PlayStation, em entrevista à Game Informer.
Shawn Layden afirmou que a próxima década de desenvolvimento do PlayStation VR será dramática. Isto no sentido em que a evolução tecnológica levará a empresa nipónica para o desenvolvimento de um produto totalmente diferente do que hoje conhecemos.
PlayStation VR está ainda num estado embrionário e muito irá mudar
Com efeito, foram várias as comparações que este executivo utilizou para nos demonstrar aquilo em que acredita. Por exemplo, Layden serviu-se da grande quantidade de smartphones Android e iOS que foram lançados após o lançamento do primeiro iPhone 3G em 2008.
Nos próximos anos, as tecnologias de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, jogos e e-sports terão certamente impacto direto naquilo que é o PlayStation VR. Seria quase impossível que este dispositivo não acompanhasse a evolução destes segmentos.
Nesse sentido, Layden olha para o atual PlayStation VR como sendo a versão 1.0. Algo que, neste momento, está ainda num estado embrionário e cuja tendência será sempre no sentido da perfeição exigida pelos utilizadores.
O PlayStation VR vendeu, só em 2018, um total de 1.3 milhões de exemplares. Naturalmente que este é um número ainda muito distante daquilo que vende uma PlayStation 4, por exemplo. Ainda assim, temos de ter em conta que esta é uma tecnologia que ainda tem muito por onde amadurecer.
Assim sendo, devemos esperar com ansiedade pelas próximas gerações deste acessório de Realidade Virtual. A fazer fé nas palavras de Layden, esta tecnologia ainda tem muito para nos surpreender.
Editores 4gnews recomendam: