PlayStation Portal chega a Portugal: o que saber antes de comprar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O gaming portátil tem ganho fulgor nos últimos tempos, com lançamentos muito relevantes desde a Steam Deck, à Asus ROG Ally ou à Lenovo Legion Go. E claro, a Sony não quis ficar para trás e lançou uma forma portátil de jogar PS5. No entanto, há pormenores que tens de ter em conta antes de comprar.

O novo PlayStation Portal chega esta quarta-feira a Portugal de forma oficial por 219 €. Mas apesar do preço, não se trata de uma consola portátil onde possas jogar os teus jogos da PS5 de forma independente. Trata-se de um reprodutor remoto que funciona com o serviço Remote Play que muitos já usam noutros dispositivos.

Como vai funcionar o PlayStation Portal

O PlayStation Portal é direcionado para os utilizadores que querem sentir “o poder da PlayStation na palma das mãos”. Basicamente, podes utilizar o PlayStation Portal para jogar na tua PS5 de forma remota. Isto significa que tens de possuir ou adquirir uma PS5 para jogar no PlayStation Portal.

PlayStation Portal

O único requisito é que tanto o PlayStation Portal como a tua PS5 estejam ligados uma rede wi-fi estável. E como tens um ecrã de 8 polegadas com um comando DualSense “partido ao meio”, terás acesso a feedback háptico e gatilhos adaptativos, nos jogos que os suportarem.

O painel tem resolução de 1080p a 60fps, para que possas sentir a qualidade dos jogos longe da tua TV. Este consegue reproduzir os jogos compatíveis instalados na tua consola PS5, que podem ser da própria PS5 ou PS4.

Embora o conselho da PlayStation seja usar o PlayStation Portal na rede doméstica, poderás usá-lo ligado a outras redes. Para uma melhor experiência de jogo, terás de ter pelo menos 15 Mbps garantidos.

Um pormenor importante é que não é necessária uma subscrição do serviço PlayStation Plus para utilizar o PlayStation Portal. Isso apenas será necessário em jogos online que peçam essa mesma subscrição que já terás de ter à priori.

É bom realçar ainda que os jogos que requerem um dispositivo de RV (PlayStation VR ou PlayStation VR2) não são compatíveis com o PlayStation Portal. Além disso, o desempenho de cada jogo vai variar com o que está a ser jogado e com a qualidade da conetividade no ambiente de rede.

Resumindo, se tens uma PS5 e gostavas de jogar alguns jogos pela casa de forma portátil esta é uma boa solução. Desde que a PS5 e a ligação seja estável, não deverás ter grandes problemas em usar o PlayStation Portal. De realçar que se tiveres um smartphone ou tablet compatível com a app Remote Play também podes jogar remotamente os teus jogos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.