Tal como a 4gnews noticiou esta terça-feira, 27 de fevereiro, a Sony despediu 900 funcionários da PlayStation (PS), por todo o mundo, o que representa cerca de 8% da mão de obra na PS. Com esta redução de trabalhadores, a má notícia para a empresa e para os fãs é que também alguns projetos foram cancelados.
Quem deu essa confirmação foi Hermen Hulst, da PlayStation Studios, que refere, em comunicado, que a PlayStation 5 está numa fase em que precisa de “dar um passo atrás e ver o que o negócio precisa” (via EuroGamer).
Hulst refere que é preciso fazer uma reavaliação da forma de atuar
Sobre o tema, Hulst faz um balanço geral acerca da indústria, apontando as várias mudanças contínuas que o mundo do gaming tem vindo a sofrer. Para a PS Studios se adaptar, o mesmo considera que é preciso fazer uma reavaliação do método de atuação.
Nesse sentido, chegou-se à conclusão de que alguns projetos da marca irão ficar pelo caminho. No entender de Hulst, isso não significa necessariamente que as ideias não fossem boas ou, muito menos, que os profissionais não tivessem o talento necessário para o desenvolvimento dos projetos.
É possível que o “Twisted Metal” tenha sido cancelado, bem como a hipótese multijogador do “The Last Of Us”
De acordo com o EuroGamer, Hulst deixou ainda uma nota de tristeza em relação ao despedimento de 900 funcionários. O próprio reforça o pesar que sente em vê-los abandonar a empresa, mas salienta o respeito e admiração pelo trabalho dos mesmos.
Para o jogador, em termos práticos, as novidades recentes deverão ter influência. Como dá conta a Bloomberg, um dos nomes que já foi riscado da lista foi o jogo “Twisted Metal”, desenvolvido pela Firesprite. Em relação a outro jogo bem conhecido do público, também se coloca a hipótese do projeto multijogador do The Last Of Us ter sido cancelado.
Recorde-se que, em relação ao ano financeiro atual, a PlayStation tinha definido, para a PS5, uma meta de 25 milhões de consolas vendidas. Face aos números reais, a marca já havia reduzido o objetivo para os 21 milhões. Importa, ainda, destacar que a “onda” de despedimentos tem sido transversal a vários nomes fortes do mundo do gaming.