PlayStation em Azure? Quem beneficia somos nós (opinião)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O mundo dos videojogos está a mudar. Se até aqui o que interessava era deter a melhor consola e os jogos corretos, a verdade é que não será bem assim daqui para a frente.

No futuro, o que mais parece importar é a capacidade que gigantes como a Sony, Microsoft ou Nintendo terão para providenciar uma experiência de jogo transversal a todas as situações. A Switch fá-lo, de um modo singular, mas muito à base do que é o próprio produto – o objeto físico.

No entanto, há muito que a Microsoft vem trabalhando o seu xCloud, agora concorrente do Google Stadia, bem como do Apple Arcade. Pelo contrário, pouco ou nada se ouvia falar de uma possível aposta da Sony no mesmo âmbito.

Na minha opinião, são os gamers quem mais beneficia!

A verdade é que, recentemente, foi confirmado que a empresa de Redmond e a detentora da PlayStation trabalham em conjunto para um único fim. Qual? Providenciar a mais moderna e melhor experiência de jogo ao público, baseado em Cloud.

Sim, é verdade, parece estranho ver a Sony e a empresa que detém a Xbox a trabalharem conjuntamente, mas também é certo que a Sony precisa da tecnologia que a gigante norte-americana tem para oferecer, bem como a Microsoft beneficiará do apoio da japonesa no que toca a títulos.

Assim, mais uma vez, frisa-se a questão que envolve a postura da Microsoft atualmente, uma empresa cuja preocupação recai sobre o cliente e nada mais importa. E claro, numa empresa que oferece uma alternativa mais segura e que até mesmo uma rival preferirá face a uma Amazon Web Services ou Google Cloud.

Há alguns anos, seria impensável crer que a Microsoft poderia trabalhar em conjunto com a Sony, tal como tem acontecido com outras empresas noutros ramos de negócio. Tal espelha o quão diferente é a empresa, capaz de se aliar a uma rival que há muito enfrenta.

Sem dúvida que será algo muito benéfico para o mundo do Gaming, de todas as formas, pois permitirá que este se desenvolva mais ainda.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram recebe alteração de visual com foco nas compras online

  • Vídeo mostra conceito do Motorola RAZR e os seus mecanismos

  • Google Podcasts fica mais perto dos seus rivais com a nova funcionalidade

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.