PlayStation 5: tempos de espera 'in-game' serão coisa do passado!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

a Sony registou recentemente uma nova patente relacionada com as tecnologias a serem implementadas na PlayStation 5. A mais recente, parece ter como objetivo erradicar por completo os tempos de espera (carregamento) dentro dos jogos.

Ou seja, a experiência de jogo na consola da nova geração não será afetada por paragens no gameplay, devido aos habituais tempos de carregamento de novas secções de jogo.

Como funcionará esta nova tecnologia na PS5

O título da patente não deixa muitas dúvidas quanto ao seu principal objetivo, "Sistema e método para carregar conteúdo do jogo de forma dinâmica para suavizar a experiência de jogo".

Na sua essência, este sistema vai conseguir identificar em que secção se encontra o jogador, e iniciar o carregamento da secção seguinte. Ao dividir todo o gameplay do jogo em diferentes partições, torna possível o carregamento adiantado, para que o jogador não precise de perder tempo.

Esta é uma nova funcionalidade que irá tirar proveito do potente hardware integrado na PlayStation 5. Infelizmente, ainda não há indicações que demonstrem ser possível eliminar os tempos de carregamento iniciais.

Ainda que seja possível que, o tempo de espera na abertura de um jogo seja reduzido, a sua eliminação parece muito improvável.

PlayStation 5 e Xbox Scarlett vão ter tempos de carregamento muito mais baixos!

De acordo com os vários rumores e leaks que circularam até agora sobre as novas consolas, tudo indica que ambas serão capazes de reduzir os tempos de carregamento de forma considerável. Isto porque, ambas chegarão ao mercado equipadas com discos SSD.

Por isso, todas as pequenas funcionalidades extra que conseguirem integrar para tirar proveito destes discos, serão extremamente importantes. Considerando que as especificações entre as duas consolas não sejam muito diferentes, é nestes 'pequenos' detalhes que se irá decidir qual será a vencedora da batalha.

Editores 4gnews recomendam:

  • Grand Theft Auto 6 poderá ser lançado mais cedo que o previsto
  • Harry Potter: Wizards Unite já está disponível em Portugal
  • Fortnite: Temporada 10 poderá obrigar a mudanças de placa gráfica
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.