PlayStation 5: Sony confirma retrocompatibilidade com jogos da PS4

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Não há dúvidas que nos aproximamos a passos largos do lançamento da PlayStation 5. Este será um acontecimento entusiasmante, mas aqueles que detêm uma PlayStation 4 ficarão a pensar no que fazer aos seus jogos, caso comprem a nova geração.

Tendo isso em mente, a Sony acaba de confirmar aquilo que todos desejavam. Em comunicado no seu blog oficial, a nipónica confirma a retrocompatibilidade da PlayStation 5 com a "grande maioria" dos jogos para a PS4.

Com todos os jogos incríveis do catálogo da PS4, dedicamos esforços significativos para permitir que os nossos fãs joguem os seus favoritos na PS5. Acreditamos que a esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos da PS4 serão jogáveis na PS5.

Os teus jogos da PS4 poderão correr melhor na PlayStation 5

A Sony espera que muitos dos jogos desenvolvidos para a PlayStatino 4 possam sair beneficiados com o hardware da PlayStation 5. A empresa fala mesmo que estes títulos poderão obter melhores frame rates e resoluções superiores na nova consola.

Com isso em mente, a Sony já avaliou individualmente milhares de jogos para despistar eventuais incompatibilidades no software original. Muitos mais serão revisitados até que a sua nova consola saia para o mercado.

Isto demonstra o esforço que a Sony tem feito para oferecer a melhor compatibilidade possível aos jogos da PS4 na sua sucessora. Os utilizadores sairão bastante beneficiados, pois ninguém quer desperdiçar a enorme biblioteca de jogos que foi construindo ao longo dos anos.

PlayStation 5 contará com um hardware impressionante

Esta semana, a Sony revelou as especificações da sua próxima consola. Pelas informações reveladas, podemos concluir que a PlayStation 5 será um enorme passo dado face à atual geração.

  • Processador: AMD Zen 2 de 8 cores até 3.5 GHz (variável)
  • Placa gráfica: AMD RDNA 2 personalizada (10.28 Teraflops, 36 CUs a 2.23 GHz)
  • Armazenamento interno: SSD de 825 GB
  • Armazenamento externo: USB HDD
  • RAM: 16 GB GDDR6
  • Drive óptica: 4K UHD Blu-Ray

Este hardware é semelhante ao da Xbox Series X, a sua principal rival. No papel, a consola da Microsoft terá um desempenho ligeiramente superior, mas não há dúvida que independentemente da consola que venhas a comprar, terás uma autentica besta na tua sala.

Editores 4gnews recomendam:

  • PlayStation 5 vs Xbox Series X: conhece as diferenças entre as consolas!
  • Resident Evil 3 remake: demo disponível para Xbox One e PlayStation 4!
  • 30 melhores jogos para a PS4 em 2020
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.