A PlayStation 5 Pro foi apresentada este mês de novembro, um ano após a chegada da versão Slim ao mercado e quatro anos após o lançamento da PS5 original. O novo modelo chegou ao mercado por 799 € enquanto a PS5 Slim continua a ser vendida por 449 €, salvo promoções.
Tendo tido oportunidade de testar ambas as consolas, coloquei-as lado a lado e neste artigo relato as principais diferenças entre ambas. Desde o Ray Tracing, à GPU e passando pelo armazenamento, há algumas diferenças a ter em conta.
Armazenamento
Se a PlayStation 5 original tinha 825 GB de armazenamento, a PS5 Slim foi lançada com um 1 TB. Ambas obviamente com armazenamento expansível. A PS5 Pro mantém essa possibilidade, mas dá o salto para 2 TB de armazenamento.
Gráfica
Tanto a PS5 original como a PS5 Slim partilham uma gráfica AMD Radeon RDNA 2. No entanto, a PS5 chega com uma GPU baseada em RDNA 3 e 4, com mais de 67% de unidades computacionais. Para o utilizador isso traduz-se num melhor desempenho, com renderização até 45% mais rápida e memória até 28% mais rápida.
Ray Tracing
Nos modelos anteriores, o Ray Tracing estava disponível apenas para jogos que o suportarem. Com a PS5 Pro, existe um Ray Tracing mais avançado, que traz melhorias não só na reflexão como na refração de luz.
WiFi 7
Os modelos da PS5 original e PS5 Slim chegavam com suporte para Wi-Fi 6 que te confere velocidades mais que suficientes para qualquer necessidade. Mas a versão dá o passo seguinte ao trazer também suporte para Wi-Fi 7 para os utilizadores mais exigentes.
O novo modelo traz ainda a tecnologia PSSR que faz upsacalling com ajuda de IA está também prometido suporte nativo para 4K a 60 fps e suporte até 8K.
Mais sobre a Playstation 5: